Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Psicóloga dá dicas de como lidar com o nervosismo antes do Enem

Faltando poucos dias para o exame, a ansiedade toma conta dos estudantes

Faltando apenas 4 dias para a aplicação da primeira prova da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes estão com os nervos a flor da pele. A prova, considerada por boa parte dos vestibulandos como sendo a mais importante de suas vidas, é responsável por definir os futuros acadêmicos de centenas de Universidades públicas e privadas do país, além de ofertar, inclusive, vagas também em instituições internacionais parceiras do Ministério da Educação.

Esse ano, o exame conta com 5,8 milhões de pessoas inscritas, tanto na versão presencial como on-line. Com tamanha carga de responsabilidade, o nervosismo e a ansiedade se mantém presentes na vida dos estudantes.

Leia também

Pensando nisso, a psicóloga  Ana Paula Sarmento dá dicas de como lidar com essas sensações para que o candidato não saia prejudicado. "É recomendável que nestes últimos dias que antecedem o Enem, os estudantes tentem relaxar ao máximo. Agora não é mais momento de passar horas e horas estudando em busca de se aprofundar  em determinados assuntos, mas sim de revisar o conteúdo que já estudou o ano inteiro. Não é hora de se sobrecarregar", observa a psicóloga.

Para ela, nos momentos que antecedem o exame, o importante é o candidato dedicar parte do tempo fazendo atividades das quais goste e até mesmo que o faça esquecer um pouco a tensão pré-prova.  "Assistir a filmes e a séries é uma maneira muito interessante de desopilar. Os telejornais também são outra opção, pois trazem muitas informações do cotidiano, que podem auxiliar no momento do Enem. Além disso, é preciso descansar bastante. Ter boa noite de sono - tentar dormir, pelo menos, umas 8 horas. Fazer um programa descontraído, mesmo que em casa, com a família. Ter também uma alimentação mais leve", sugere.

Durante a prova

Ana Paula revela que o candidato precisa ter em mente, principalmente, que ele se preparou para a prova. "Quem estudou o ano inteiro, buscou conhecimento e se preparou, deve ir fazer o Enem se sentindo seguro e confiante, tendo a certeza que fez a parte dele e, se por ventura, durante a prova surgir o famoso 'branco', o candidato deve parar, se concentrar na respiração, tomar uma água, fechar um pouco os olhos e depois voltar para a prova", finaliza a psicóloga.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas