Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Pré-matrículas para novos alunos da rede municipal começam nesta segunda

Procedimento acontece via internet entre os dias 18 e 31 de janeiro

Os pais interessados em matricular seus filhos na rede pública municipal devem ficar atentos. Isso porque será disponibilizado, nesta segunda-feira (18), pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o sistema de pré-matrículas online para o ingresso de novos alunos nas escolas do município.

O procedimento é feito por meio da internet. Para solicitar, o interessado deve acessar a página da Prefeitura e clicar no banner da Pré-matrícula. A coordenadora de Matrícula da Semed, Kay Guimarães, esclarece: "Não existe outra forma de acesso à Rede Municipal de Ensino que não seja através do site da pré-matrícula. O responsável entra no site maceio.al.gov.br e clica no banner, que vai direcioná-lo para a área específica. O processo é simples. Basta seguir passo a passo, preencher os dados corretamente e imprimir o comprovante no final", disse.

Leia também

Esta primeira etapa, que é o processo de cadastro, ocorre do dia 18 ao dia 31 de janeiro. Aqueles que tiverem dificuldade de acessar a internet podem procurar lan houses ou mesmo escolas da rede municipal e verificar a disponibilidade de computadores com acesso à internet e, assim, efetuar o cadastro.

Os interessados devem atentar para alguns pontos imprescindíveis. Na pré-matrícula, deverão ser inseridas três opções de escolas. "A pessoa vai indicar o nome oficial de três escolas. Para isso, basta percorrer seu bairro ou comunidades vizinhas e verificar os nomes das escolas municipais nas proximidades. São esses nomes que ela deverá inserir corretamente no sistema", explicou a coordenadora.

No ato do cadastro, é indicado que se tenha também a certidão de nascimento em mãos. Kay alerta que se a data de nascimento estiver errada, o pleiteante estará automaticamente eliminado do cadastro. Outro lembrete é com relação aos alunos a partir do segundo ano do ensino fundamental. O ano de escolarização que o aluno cursará em 2016 (que é informado pela escola de origem) deve ser inserido corretamente no sistema. Um erro nesta informação também é critério de eliminação.

A segunda etapa ocorre de 12 a 15 de fevereiro. O responsável deverá acessar o site novamente. Lá constará o nome da unidade de ensino para qual o filho foi selecionado e o período em que ele deve ir à escola para efetivar a matrícula. A terceira etapa acontece na data indicada, compreendida entre os dias 16 e 19 de fevereiro. Nesse momento, o responsável deverá comparecer à escola, munido da documentação exigida.

Confira a lista de documentos:

Certidão de Nascimento;

Cartão Bolsa Família;

Cartão de Vacinação (até 7 anos);

Cartão do SUS;

Comprovante residência;

Duas fotos 3×4;

Documento de escolarização (declaração ou histórico);

Documento com foto do responsável.

Critérios de seleção/pré-matrícula online:

Idade;

Proximidade da escola:

Ter irmão na escola;

Pessoa com deficiência;

Estudante em correção de fluxo para escolas que ofertam (Correção de Fluxo é aluno com dois anos a mais da idade regular para o ano).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas