Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

MPE suspende prazo de validade do último concurso do órgão devido à pandemia

Ato do procurador-geral de Justiça considera estado de calamidade e legislação em vigor durante o período

O Ministério Público Estadual (MPE) suspendeu o prazo de validade do último concurso público da instituição, realizado em 2018, que ofertou 15 vagas imediatas para técnico e analista, além de formar cadastro de reserva.

O ato do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, vale enquanto durar o estado de calamidade pública, em Alagoas, regido pelo decreto legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, em face da pandemia do novo coronavírus.

Leia também

Com a publicação no Diário Eletrônico do MPE, edição desta quarta-feira (10), o prazo de validade do certame, regido pelo Edital nº 1/2018, fica suspenso, a partir de 20 de março deste ano (neste caso, a medida retroage), enquanto durar o estado de calamidade. Quando findar a suspensão, o prazo será retomado a partir do tempo restante.

O chefe do MPE justifica a medida devido à grave crise econômica causada pelos efeitos do momento atual, e considerou a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, que, no artigo 10, determinou a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos já homologados na data da publicação do decreto legislativo até o término da vigência do estado de calamidade pública.

Ainda foram observados os fundamentos da Recomendação CNJ [Conselho Nacional de Justiça] nº 64, de 24 de abril de 2020, que indicou a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos realizados pelos órgãos do Poder Judiciário, durante a pandemia.

Márcio Roberto alegou, também, que era necessária a adoção de providências por causa do momento excepcional, "no sentido de preservar a economicidade e o interesse público". Para editar o ato, o procurador-geral de Justiça consultou, da mesma forma, os procuradores de Justiça do órgão ministerial, que se posicionaram - por unanimidade - favoráveis à medida.

O resultado deste concurso do MPE, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi homologado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 7 de novembro de 2018. A validade é de 2 anos corridos.

Foram ofertadas 12 vagas para os cargos de analista do Ministério Público, de nível superior, e 3 vagas para os cargos de técnico do MPE, de nível médio, assim como a formação do cadastro de reserva, com remuneração inicial de R$ 4,4 mil.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas