O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”, foi aplicado no último domingo (18/8) para cerca de 1,1 milhão de pessoas. Dada a largada do maior processo seletivo para cargos públicos da história do país, quais são os próximos passos da corrida até a administração pública federal? O Metrópoles listou os principais.
As provas foram aplicadas em 228 municípios por todo o país nos períodos da manhã (das 9h às 11h30) e da tarde (das 14h30 às 18h). Do total de 2,1 milhões, apenas 1 milhão de inscritos fizeram o exame. Segundo a ministra Esther Dweck, a abstenção final deve ficar entre 52% e 53%.
Leia também
Além disso, a taxa de candidatos desclassificados por alguma irregularidade durante a aplicação do concurso ficou em 0,05% — isso corresponde a cerca de 500 concurseiros.
Gabaritos e resultados
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta terça-feira (20/8), os gabaritos das provas objetivas dos oito blocos temáticos do Concurso Nacional Unificado. A publicação saiu no site oficial do CNU.
Aqueles que ficaram até os 30 minutos finais de cada horário de aplicação (manhã e tarde) para sair com as folhas de respostas em mãos poderão conferir as alternativas corretas indicadas em um dos gabaritos de cada caderno de provas divididos pelos oito blocos.
O prazo para fazer a interposição de recursos em relação às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados também começará nesta terça-feira e terminará nesta quarta-feira (21/8).
A disponibilização da imagem do cartão-resposta está prevista para 10 de setembro, enquanto a divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da parte discursiva da prova será feita em 8 de outubro, de acordo com o cronograma do CNU.
Os resultados finais serão publicados em 21 de novembro.
O cronograma do CNU
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 20 e 21 de agosto
- Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10 de setembro
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 8 de outubro
- Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva: 8 e 9 de outubro
- Convocação para o envio de títulos (via upload): 8 de outubro
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 17 de outubro
- Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 a 25 de outubro
- Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros: 2 e 3 de novembro
- Procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas: 2 e 3 de novembro
- Resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 de novembro
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos: 19 de novembro
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de novembro
Número de vagas
Serão ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O CNU é dividido nos seguintes oito blocos temáticos:
Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (744 vagas)
Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (580 vagas)
Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (538 vagas)
Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.008 vagas)
Bloco 6 – Trabalho e Previdência (370 vagas)
Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1.737 vagas)
Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)