Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Estudante de Feliz Deserto representa Alagoas no concurso Jovem Senador 2022

Rhilary Kevinny, de 16 anos, irá a Brasília conhecer a rotina do legislativo e poderá apresentar propostas para melhorar o Brasil

A semana começou com festa, nesta segunda-feira (9), na Escola Estadual Senador Arnon de Mello, em Feliz Deserto, no Litoral Sul de Alagoas. É de lá a estudante Rhilary Kevinny Martins Feitosa, de 16 anos, vencedora alagoana do concurso Jovem Senador de 2022. Ela foi selecionada para vivenciar o processo legislativo no Senado e poderá até apresentar propostas para melhorar o Brasil.

Rhilary é estudante do 2º ano do Ensino Médio e produziu uma redação com o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Após ser selecionada, ela contou que a família inteira está vibrando com a oportunidade. Na escola, ela virou o assunto principal.

“A expectativa é alta, eu tô realmente muito feliz, não esperava essa oportunidade e vou aproveitar cada instante”, disse a jovem, que já pensa nas propostas que levará ao Senado Federal. “Estou pensando, mas ainda não defini essas propostas, pois quero sentar com a professora antes para conversar. Como acabou de sair a notícia da premiação, ainda não sentamos para discutir”, completou.

A professora em questão é Jéssica Melo de Oliveira, que ministra aulas de Língua Portuguesa na escola estadual. Foi a professora Jéssica quem convenceu Rhilary a participar do concurso nacional e orientou a produção da redação. "Ela me chamou, falou sobre o tema e perguntou se eu poderia escrever uma redação sobre o assunto. Só depois ela me falou que seria para o concurso. Eu fiquei muito feliz", contou Rhilary.

Os estudantes vencedores e os professores-orientadores das redações escolhidas, todos de escolas públicas, viajarão a Brasília no período de 27 de junho a 1º de julho, quando passarão pelo processo de discussão e elaboração das sugestões de leis, na chamada "Semana de Vivência Legislativa" do programa. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídas, cada jovem senador ganhará um notebook como prêmio. A professora-orientadora também será premiada com o equipamento.

Artigos Relacionados

Jovem Senador 2022

Depois de dois anos suspenso, por conta da pandemia do novo coronavírus, o concurso Jovem Senador volta em 2022, com a mesma proposta de incentivar os jovens selecionados a simularem a atuação dos senadores da República, em uma legislatura com quatro dias de duração. A tarefa começa com a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários) e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa.

Este ano, dos 27 estudantes escolhidos, 19 são do sexo feminino e a faixa etária varia entre 14 e 18 anos, sendo que as idades de 16 e 17 anos correspondem a 20 alunos. O 3º ano do Ensino Médio é a série com mais estudantes contemplados, com 16 do total de vencedores. A grande maioria dos escolhidos vem de cidades do interior: são 22 contra cinco residentes em capitais. O resultado do concurso foi anunciado na sexta-feira (6), em um podcast transmitido pela Rádio Senado.

“O projeto é importante porque nos incentiva a participar e conhecer como se fazem as leis no Brasil, né? Eu estou muito interessada em aprender e entender tudo", finalizou a estudante.