Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Enem 2021: Gabarito oficial deve ser divulgado nesta quarta

Resultado final das provas objetivas e da redação sai apenas em 11 de fevereiro.

O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar nesta quarta-feira (1) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

A divulgação já estava prevista no edital para ocorrer em até três dias úteis após as últimas provas, e a data foi confirmada pelo Ministério em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (29).

Leia também

Os gabaritos vão ser válidos tanto para a versão impressa das provas quanto para a versão digital e poderão ser acessados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O resultado final das provas objetivas e da redação sai apenas em 11 de fevereiro.

Gabarito não permite prever notas

O gabarito não possibilita que o aluno antecipe a nota que tirou no exame, apenas permite que saiba seu número total de acertos.

Isso porque, como a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota final não é calculada apenas com base na porcentagem de respostas corretas.

Esse sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante - ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.

Por isso, no Enem, dois candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirar notas bem diferentes.

Um exemplo: se um aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente "chutou" as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.

Pedido de reaplicação

Termina na sexta-feira (3) o prazo para candidatos do Enem 2021 solicitarem a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito pela página do participante no site do Inep.

A reaplicação vai ocorrer em 9 e 16 de janeiro de 2022. No mesmo dia, realizarão as provas alunos que tiveram isenção em 2020 e pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Aqueles que perderam apenas um dia de prova por motivo previsto no edital podem solicitar a nova aplicação apenas referente à prova que foi perdida.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas