Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Candidatos apreensivos e movimento tranquilo na primeira etapa do Enem

Alagoas teve um aumento de 14% no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio

A pandemia mudou a rotina dos estudos e também a movimentação nas unidades de ensino que reúnem os candidatos que farão os testes, como o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol, em Maceió. Muitos chegaram cedo - antes mesmo da abertura dos portões, que ocorreram às 11h30 neste domingo (17) - para a primeira etapa do Enem, exame que garante a entrada no ensino superior.

Alagoas teve um aumento de 14% no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 102.577 estudantes devem prestar o exame no Estado, o que equivale a 12,7 mil candidatos a mais que os 89,8 mil inscritos em 2019.

Os portões dos locais de prova do Enem 2020 foram abertos 30 minutos antes do previsto para evitar aglomerações, segundo o Inep, às 11h30. No primeiro dia de prova, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Durante a tarde deste domingo (17), mais de 5,5 milhões de estudantes em todo o país enfrentam a prova do Enem. Esse ano, em especial, os que conseguirem fazer as provas que garantem a entrada no ensino superior na maior parte das instituições públicas do país e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies) terão um novo desafio: a pandemia de Covid-19.

FOTO: Carol Sanches/TV Gazeta

Os portões abriram às 11h30 (Horário de Brasília), meia hora antes do costume, para evitar aglomerações nos transportes e nas entradas, ainda assim, candidatos chegaram mais cedo no Cepa. Estão sendo checados os documentos e se os participantes estavam de máscara.

Para Maria Eduarda, a tensão de fazer um exame tão definitivo para seu futuro está ainda pior. "Eu tô bem insegura, não estudei como deveria por conta da pandemia e não concordo [com a data da prova]. Acredito que muita gente está indo tão despreparado quanto eu ou até mais", afirma.

A estudante, que quer entrar no curso de Agroecologia, diz que o ano de educação à distância influenciou negativamente nos seus estudos. Mesmo assim, a espera por mais um ano para tentar ingressar na faculdade a fez continuar e ir até o local fazer a prova.

"Está bem louco, com uma ansiedade antes da prova que aumenta cada vez mais. Acabei de terminar o ensino médio e vou iniciar essa nova fase", conta Fábio Matheus.

Já para Victória de Amorim, que já cursa medicina em uma faculdade particular, mas está tentando aumentar sua nota para o PROUNI ou FIES, afirma que "O ENEM não ter sido adiado foi uma falta de respeito com os estudantes, com a sociedade e principalmente com os profissionais de saúde que estão trabalhando arduamente durante esse caos que estamos vivendo".

Nesse sábado (16), a hashtag "Adia Enem ultimato" reuniu mais de 92 mil menções na rede social do Twitter. Estudantes, militantes e parte da população pediam que de imediado o ENEM fosse adiado, já que a prova aconteceria no dia depois. Mesmo com a mobilização nas redes, os pedidos não foram acatados.

Em meio a crise da falta de respiradores com oxigênio e hospitais lotados pelo aumento de casos no Amazonas, o governo estadual decretou a suspensão da prova no estado, assim, mais de 160 mil candidatos farão a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro.

ENEM

Os estudantes terão 5h30 neste domingo (17) para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).

No próximo domingo (24), serão 5h para responder mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Tags