Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Seu cachorro é guloso? Conheça 5 dicas para lidar com o comportamento

Alguns cães comem tão rápido que chegam a vomitar logo após ingerir o alimento

Seu cachorro come demais? Parece desesperado quando recebe o alimento? Devora a ração em poucos segundos? Cães com esse comportamento podem ser vítimas da chamada polifagia (ou hiperfagia), uma fome excessiva que leva o animal a ingerir grandes quantidades de alimentos sólidos.

Segundo o adestrador e especialista em comportamento canino, Ricardo Tamborini, alguns cães comem tão rápido que chegam a vomitar logo após ingerir o alimento. ''A polifagia pode estar associada à ansiedade, estresse, depressão, carência afetiva ou a alterações hormonais. Esse distúrbio ocorre, na maioria dos casos, quando há dois ou mais animais convivendo no mesmo ambiente'', explica.

Leia também

''Cães com esse problema são geralmente carentes e muito competitivos, normalmente querendo os brinquedos só para eles e pedindo atenção o tempo todo. Normalmente, eles são identificados como os líderes da matilha'', lembra o especialista.

Existem maneiras de amenizar e, em alguns casos, até resolver esse problema. Por exemplo: alimentar o cão de duas a quatro vezes por dia, em pequenas quantidades.

Outra dica é esperar o cão se acalmar e exigir que ele obedeça algum comando em troca da refeição (sentar, deitar ou dar a patinha). Em seguida, sirva o alimento.

Também é importante alimentar primeiro os cães que não apresentam esse distúrbio. Depois, sirva aquele que tem a polifagia. Isso fará com que ele comece a aprender a controlar sua ansiedade.

Intensificar as brincadeiras, atividades físicas e o contato com o cão também é uma maneira de diminuir a compulsão por comida.

Por último, caso ainda tenha dificuldades, contrate um profissional adestrador ou passeador de cães. Os treinos e passeios diários farão o animal praticar exercícios físicos e, dessa forma, além de ficar mais regrado e cansado, evitará também a obesidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas