Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Quando montar a árvore de Natal em 2021? Confira aqui!

Com o Natal chegando, aquela velha dúvida ressurge: qual o dia de acender as luzinhas?

Depois de tempos tão difíceis, se reunir com a família este Natal será um evento ainda mais especial. A época do ano é perfeita para pensar na vida, nas pessoas que amamos, no futuro. E é claro que a decoração da casa é parte importante dessa festa e do clima mágico que tanto nos encanta. Mas qual a hora certa de pendurar as guirlandas, montar a árvore e construir os presépios?

Por mais empolgados que estejamos para celebrar a festa mais incrível do ano, a tradição cristã prevê que a árvore deve ser montada no primeiro domingo do Advento. Esse período é relativo às quatro semanas que antecedem o Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Então, atenção, este ano, a data de montar a árvore é dia 28 de novembro.

E aí fica aberto oficialmente o período natalino, com todas as suas luzes, presentes e comidas. Para este ano, a tendência é de capricho nos enfeites, que podem ser volumosos e brilhantes. As guirlandas estão ainda mais em alta e os adereços feitos à mão devem ganhar ainda mais atenção.

Essa data não é uma unanimidade em todos os lugares. Nos Estados Unidos, a montagem da árvore ocorre no Dia de Ação de Graças, que é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro. Já em Portugal e parte da Europa, o dia oficial de iniciar os festejos é em 8 de dezembro. Dia da Imaculada Conceição.

CONSTRUINDO O PRESÉPIO

Além dos enfeites natalinos, o presépio é parte fundamental desse período e sua montagem também segue um cronograma. A tradição propõe que ele seja instalado no mesmo dia da montagem da árvore, mas deve ser construído aos poucos, semana a semana. Primeiro, pode-se colocar os animais, depois os personagens e, no dia do Natal, o menino Jesus.

E QUANDO DESMONTAR?

Diferente da data da montagem, a data de guardar toda a decoração e desmontar a árvore não sofre alterações. A tradição cristã é clara e diz que tudo deve ser guardado em 6 de janeiro, Dia de Reis. É nessa data que se comemora a chegada dos três Reis Magos ao presépio em Belém.