Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Poluição pode acelerar o envelhecimento da pele; saiba como prevenir

Cosméticos com ação antioxidante ajudam a frear efeitos da vida urbana

Não bastava o excesso de sol, um outro vilão surge no horizonte quando se fala em envelhecimento precoce da pele: a poluição. Um dos fenômenos da vida urbana, a má qualidade do ar tem sido apontada por especialistas como mais um fator responsável por gerar sinais indesejados no rosto e nas mãos, além de rugas.

- O sol é sempre o primeiro fator do envelhecimento precoce, mas há outros também, como estresse e alimentação. Nos últimos anos, estudos aqui no Brasil e lá fora comprovam a participação da poluição neste processo - explica a dermatologista Christiane Gonzaga, que cita os efeitos de poluentes liberados por automóveis como um dos culpados. Isso porque, combinados com a radiação, essas substâncias são capazes de afetar a pele, causando a perda de vitaminas C e E.

Leia também

- O mecanismo de ação (da poluição na pele) é o ozônio. Não aquele da camada, mas o que é gerado na atmosfera, no contato dos poluentes com a radiação solar. Isso é capaz de desencadear um estresse oxidativo na pele, gerando o envelhecimento - detalha a médica.

Os efeitos deste envelhecimento podem surgir de várias formas: da perda de elasticidade e firmeza, ao ressecamento e piora da textura da pele, passando pelo aparecimento de manchas, rugas e linhas.

- Às vezes não há uma percepção tão clara (de como a poluição afeta) - explica a dermatologista Juliana Neiva. - Dependendo do nível da poluição de onde você mora, pode ficar com uns cravinhos mais pretos, pele mais opaca ou com tendência a ressecamento ou oleosidade.

Mas há solução para tudo: produtos com ativos antioxidantes na fórmula, além de alimentos ricos em vitaminas A, C e E ajudam a combater o estrago. De olho no negócio, já há mesmo marcas que oferecem cremes especialmente voltados para combater a poluição.

- Além disso, é fundamental limpar bem a pele sempre ao chegar em casa para retirar todas as impurezas que se acumulam na superfície e que podem entupir os poros, aumentar a oleosidade e causar acne - observa a dermatologista Paula Belotti, que ainda cita alimentos antioxidantes, como uvas, frutas cítricas, folhas verde escuras, tomate e frutas vermelhas como ótimos aliados no dia a dia.

Para quem achar que é o caso de partir para um tratamento, vale ir a um consultório médico e procurar por peelings e lasers.

- Pode-se recorrer a procedimentos que regenerem a pele de dentro para fora. Aí entram os peelings e lasers, que vão atuar profundamente na pele, remodelando as fibras de colágeno e elastina, removendo as células mortas, reduzindo o tamanho dos poros e melhorando a qualidade geral da pele. Eles promovem uma recuperação desse colágeno que está sendo, diária e invisivelmente, degradado pela ação de fatores externos - aponta Paula.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas