Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

'Pandemia' e 'auxílio emergencial' foram os termos mais buscados por alagoanos

Em ano atípico, pesquisas no Google esboçam os interesses do cidadão em tempos de Covid-19

Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, que afetou a vida e a rotina da população mundial, palavras como "coronavírus" e "auxílio emergencial" encabeçaram o ranking dos termos mais buscados no Google, pelos alagoanos, em 2020, segundo levantamento feito pela Gazetaweb no Google Trends - ferramenta que mostra os assuntos mais populares buscados pelos usuários da internet.

De acordo com a pesquisa, o vírus causador da doença que já matou 2.475 pessoas e atingiu outras 104,1 mil no Estado, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nessa terça-feira (29), registrou um pico 100 de pesquisa entre os dias 15 e 21 de março - uma semana depois de Alagoas ter registrado o primeiro caso da doença.

Leia também

No último domingo (27), o termo tinha registrado valor 2. O Google explica que um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de zero significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

De acordo com o levantamento, o município que demonstrou mais interesse pelo termo "coronavírus" foi Teotônio Vilela, com valor 100. Em seguida, aparecem Maragogi (95), Arapiraca (83), Maceió (82) e Marechal Deodoro (76).

Já o termo "auxílio emergencial", que aparece em segundo lugar do ranking como o termo mais buscado pelos alagoanos, no Google, registrou pico 100 entre os dias 19 e 25 de abril, recuando para 25 no domingo (27). Dentre os municípios, o maior interesse pelo termo foi registrado em Rio Largo, com pico 100. Em seguida, aparecem Penedo (84), São Miguel dos Campos (82), Pilar (76) e Coruripe (71).

Além desses dois termos, os alagoanos pesquisaram sobre "clima para amanhã", "BBB 20", "Dataprev", "boas festas 2020" e "Caixa auxílio emergencial", dentre outros. Por categoria, os termos mais buscados pelos alagoanos em Arte e Entretenimento foram "eventos de verão" (que aparece em primeiro lugar), "jogos conhecidos do google doodle", "BBB20", "BBB 2020" e "Fina Estampa".

Em Esporte, os alagoanos se interessaram mais por "Independiente Del Valle X Flamengo", Brasileirão 2020", "Tabela do Brasileirão 2020", "Atlético-GO X Flamengo" e "Flamengo X Barcelona SC".

Já na categoria Finanças, "auxílio emergencial" dominou os cinco primeiros termos mais buscados, com variantes para "auxilio emergencial" - sem acento -, "Dataprev auxílio", "auxílio Dataprev" e "Dataprev auxílio emergencial".

Em todo o País, segundo levantamento do Google, "coronavírus" e "lockdown" dominaram o interesse dos brasileiros este ano. O brasileiro também foi atrás de informações sobre "cadastro único" e "auxílio emergencial" com o objetivo de compreender e encontrar formas de sobreviver, financeiramente, durante os meses de isolamento social.

"Diante da nova rotina em casa, os brasileiros também procuraram por novos hábitos: fazer exercícios, fotos, brincadeiras e horta em casa", informa o Google, por meio de assessoria. "Há ainda quem demonstrou interesse em aprender novas habilidades, como tocar violão e novas línguas, como o italiano e o coreano", completa.

Na categoria "Como fazer", as questões "como fazer máscara de tecido" e "como fazer tie-dye?", o hit fashion do ano, aparecem entre as perguntas mais populares. O interesse por receitas também nunca foi tão alto quanto na quarentena, dentre elas, o pão caseiro bem como suas variedades - pão doce e recheado - foram sucesso absoluto entre os novos aventureiros da cozinha.

"Embora os temas relacionados à pandemia tenham dominado as consultas ao Google em 2020, notamos que o brasileiro também se manteve antenado a outros acontecimentos, como as eleições municipais, a corrida presidencial nos EUA, a explosão em Beirute, a nuvem de gafanhotos e a morte de George Floyd, que desencadeou o movimento 'Vidas Negras Importam' e iniciou um ciclo necessário de reflexão sobre racismo em todo o mundo", ressalta o Google.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas