Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Os sete erros mais comuns que você comete na academia

Faça seu treino render mais e deixe os hábitos ruins para trás!

Sabemos que o momento do exercício físico - seja malhação, corrida, vôlei ou o que você gostar de praticar, requer concentração e força de vontade. Portanto, é mais que importante que você execute tais atividades da maneira mais correta possível.

Um dos lugares mais suscetíveis a erros é a academia, espaço mais procurado para a prática de exercícios. A convite do QUEM Inspira, o Dr. Márcio Schiefer, ortopedista e Membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte indica o que você deve evitar para que seu treino se torne mais produtivo e até mesmo seguro. Olha só!

Leia também

NÃO EXCEDA SEUS LIMITES

"O mais importante é você evitar o exagero. Sabe aquele iniciante que chega e começa a pegar muito peso e excede o número de repetições? Pois bem, com isso a pessoa sobrecarrega os tendões e as articulações, além de pode ter inflamações como tendinite sinovite", explica. Mas a dica vale também para quem não é mais inciante - respeite seu ritmo.

SE ATENTE À TÉCNICA

Executar o exercício de modo errado (seja com postura inadequada ou movimentos mais curtos, ou até mesmo não executar o movimento completamente) também sobrecarrega as articulações e ossos, podendo causar lesões.

DISPENSAR O PROFESSOR

Exercitar-se sem o auxílio do educador físico é um erro. "É bom ter esse auxílio pelo menos para escolher os exercícios indicados para você. Ele também deve observá-la enquanto executa os exercícios para ver se estão sendo feitos de maneira correta", explica.

NÃO SE ACOMODE!

"Se acomodar na mesma série com o mesmo número de repetições e de carga também outro erro. A série que o professor prepara tem prazo de validade, depois dela é preciso fazer outra série, que exercite outros músculos e de outras maneiras", explica. "Muita gente desiste da musculação porque não muda de série. Manter o mesmo número de repetições e de carga faz com que você não progrida e se desenvolva, e seus músculos ficam estagnados".

A dica de Márcio é: se o exercício ficar fácil demais, aumente o número de repetições e de carga, gradualmente e com cuidado. Se você consegue fazer duas repetições com uma determinada carga, aumente.

SENTIU DOR? HORA DE PARAR

"Erro muito comum: não interromper os exercícios que causam dor.  Ela é um aviso de que algo não está funcionando bem, seja na articulação ou naquela região do corpo. Se está sentindo dor com determinado exercício é preciso interromper, além de  identificar se aquela dor muscular é algo mais sério -- essa distinção é importante. A  dor muscular por fadiga devido a atividade física é normal e passa a medida que você vai se exercitando. Já a dor articular inflamatória precisa de tratamento".

NÃO REPITA EXERCÍCIOS QUE TE CAUSARAM LESÃO

" Por exemplo, a pessoa levantava 40 kg no supino, teve uma inflamação no ombro e parou por  semanas pra se tratar. Depois ela volta e coloca o mesmo peso no supino -- isso é errado! Sempre que voltar de uma lesão ou de um tratamento, é preciso reduzir o número da carga e de repetições", explica.

NÃO PULE O ALONGAMENTO

"Mais importante que ir para a musculação para fortalecer o músculo, ele precisa ser preparado para tal. O alongamento diminui as chances de algumas lesões, rupturas musculares e de inflamação de tendão. É controverso se o participante deve alongar antes ou depois, mas o importante é alongar."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas