Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Nordestinos são os mais otimistas quanto ao futuro do país

Pesquisa revela que 63% dos que vivem na região acreditam no amanhã; mais ricos são os mais otimistas

Expectativas combinam com ano novo e com as mudanças que experimentamos no Brasil nos últimos dias. Foi em busca de quantificar essa esperança que a Alfa Inteligência começou 2023 com uma pesquisa sobre otimismo e pessimismo. O estudo revela que 56% dos entrevistados estão otimistas em relação ao futuro do Brasil, enquanto apenas 26% se mostram pessimistas.

16% dos entrevistados afirmam que não estão nem otimistas, nem pessimistas, enquanto 2% não souberam responder.

O povo nordestino é o que tem mais esperança em relação ao futuro do Brasil. 63% dos entrevistados disseram estar otimistas.

No recorte por faixa etária, pode-se observar que os indivíduos com idade entre 45 e 54 anos são os mais positivos, com 62%. Os mais jovens, de 18 a 24 anos, apresentaram 32% de pessimistas.

O público feminino também aparece um pouco mais otimista, com 57% das mulheres com boas expectativas para 2023. Na análise de classe social, os entrevistados com maior poder aquisitivo se apresentam mais otimistas em relação ao ano que começa, com 68%.

A pesquisa quantitativa de opinião foi realizada por meio de painel online, com homens e mulheres acima de 18 anos, das classes ABCDE, de todas as regiões do Brasil. A margem de erro do estudo é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.