Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Influenciadores criam estratégias para burlar fim das curtidas do Instagram

Capturas de tela do celular com número de curtidas e atualizações nos comentários são algumas técnicas para se manter influente na rede social

O Instagram anunciou em julho que não vai mais exibir as curtidas recebidas pelas publicações dos usuários brasileiros, deixando influencers e desesperados.

No anúncio, feito na metade do mês, a empresa declarou o fim da visibilidade dos likes no país, medida que já estava em vigor em países como a Austrália. Com o fim da moda decomprar curtidas, Instagram e outras redes sociais pretendem melhorar o controle sobre as manipulações de dados.

Leia também

Na verdade, a medida visa testar se a mudança diminuirá o impacto da rede social na saúde mental dos brasileiros. A mudança, no entanto, não teve tantos efeitos práticos: somente os próprios usuários têm acesso aos seus dados, o que acabou por impossibilitar o trabalho de influencers, blogueiros e marqueteiros digitais.

Além disso, milhões de usuários conseguiram burlar o sistema para continuar a exibir curtidas publicamente.

No Canadá, onde a medida também foi tomada, o fim das curtidas foi bem recebido, segundo a imprensa local. Hoje, segundo o Instagram, 1 bilhão de pessoas usa o aplicativo no planeta uma vez por semana.

No Brasil, muitos blogueiros dependem dos números de likes para "vender" seus produtos e realizar trabalhos online. Para não perder dinheiro, eles estão fazendo capturas de tela da página onde as curtidas aparecem e publicando-as na plataforma Stories. Segundo pesquisas iniciais, os comentários também aumentaram, com curiosos querendo saber quantos likes cada foto teve e os donos das contas ativamente respondendo diretamente com os números.

Mas não só blogueiros ficaram descontentes com a nova formatação do Instagram: o presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, afirmou que a decisão fere a liberdade das pessoas.

Segundo a blogueira Camila Farani, do jornal Gazeta do Povo, do Paraná, o Instagram não tirou os likes por causa da saúde mental dos usuários, mas por uma estratégia de negócios. Quando a empresa viu que o Stories era uma plataforma com maior engajamento do que as publicações de fotos, passou a ver nela a chance de aumentar o número de usuários ativos.

"Essa mudança pode significar uma grande 'jogada' para aumentar o engajamento no Instagram. Se as pessoas não souberem quantas curtidas uma publicação recebe, elas poderão se importar menos com o número e publicar mais.", escreveu ela.

De acordo com o principal executivo do Instagram, Adam Mosseri, a mudança não é definitiva. "Trata-se de uma tentativa de melhorar o ambiente na rede para o futuro", disse.

Ainda não se sabe o prazo em que o teste será feito com os usuários no Brasil, o último país a ser englobado na medida desde então. Farani acredita que, com as tentativas dos usuários em burlar o sistema, a medida pode ser revertida em breve.

O Instagram foi considerado recentemente uma das maiores redes sociais em 2019: além do número global de usuários, só no Brasil são 70 milhões de pessoas publicando vídeos e fotos todos os dias -- é o segundo país com maior número de usuários, atrás apenas para os Estados Unidos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas