Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Esperar 25 seg diminui vontade de comer junk food, diz estudo

Entenda com o tempo interfere na preferência por junk food em vez de alimentos mais saudáveis

Nos EUA existe cerca de 1,3 milhão de máquinas de venda de alimentos. A maioria deles comporta produtos altamente calóricos (além de serem industrializados). Pensando no risco de saúde, especialistas em medicina preventiva na Rush Univeristy Medical Center, em Chicago, desenvolveram um estudo, em março de 2017, que concluiu que se a máquina demorasse mais tempo pra liberar os alimentos ricos em açúcar e menos tempo para soltar as opções mais saudáveis, mais gente desistiria de consumir guloseimas.

"A obrigação de esperar por algo torna aquilo menos desejável", explica Brad Appelhans, PhD, psicólogo-clínico do centro de medicina. Ou seja, o tempo de espera por um alimento interfere diretamente na escolha do que o consumidor prefere comer. Isso explica, em parte, a nossa fixação por fast food: o fato da comida ser entregue de maneira rápida, diferente de muitos alimentos saudáveis e orgânicos, atende a busca pela satisfação imediata do ser humano.

Leia também

Durante a pesquisa, os especialistas reprogramaram máquinas de venda para demorarem 25 segundos antes de liberaram alimentos não saudáveis. As máquinas que têm uma tela LED faziam contagem regressiva da espera, permitindo que o consumidor trocasse sua escolha por um alimento mais saudável e, consequentemente, recebesse a compra com mais rapidez.

Pesquisadores comemoraram que o teste mostrou um aumento em 2 a 5% em vendas mais saudáveis nas máquinas. Além disso, a mudança de escolha não afetou nos lucros das empresas que apostam neste tipo de serviço, de acordo com o estudo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas