Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Especialistas revelam por que você nunca deve abraçar seu cachorro

Apesar de alguns cães implorarem por carinho, especialistas em comportamento canino alertam que os abraços podem prejudicar o pet

Abraçar o animal de estimação pode parecer uma boa ideia, principalmente quando o tutor estiver tentando animar ou recompensar o pet. Especialistas em comportamento canino, no entanto, alertaram que o gesto pode desencadear estresse no cachorro, tornando-o agressivo. As informações são do The Sun.

De acordo com o psicólogo Stanley Coren, autor do livro A Inteligência dos Cães, dar um abraço no peludo pode ter o efeito oposto ao que o tutor pretendia. Isso porque ele fica angustiado quando se sente imobilizado pelo gesto. O animal, inclusive, costuma comunicar o seu desconforto latindo ou rosnando.

Leia também

Embora alguns cães pulem no colo das pessoas, implorando por carinho na barriga, e distribuam “lambeijos” no rosto, os abraços podem ser realmente prejudiciais a eles. “Isso não é ‘abraçar'”, disse a etóloga norte-americana Patricia McConnell.

Ela, então, continuou. “Na minha experiência, muitos cães não gostam de ter um humano movendo um ou dois braços em volta de seus ombros e apertando. É desse tipo de abraço que estamos falando”, explicou a escritora da obra The Other End Of The Leash (A Outra Extremidade da Coleira, em tradução livre).

A especialista Lauren Novack ainda afirmou que os cães que gostam de abraços são exceção. “Quando os cachorros não gostam de algo e educadamente pedem espaço repetidamente sem sucesso, é provável que eles aumentem sua comunicação para rosnadas e mordidas”, advertiu.

Sinais de insatisfação

Stanley Coren analisou anteriormente 250 fotos de cães sendo abraçados e descobriu que mais de 80% das fotos demonstravam estresse ou ansiedade por parte do animal. Ele ainda revelou que os problemas podem ser indicados quando o cachorro abaixa as orelhas, fecha os olhos ou se afasta do local.

“A recomendação é guardar os abraços para seus familiares”, frisou o expert. “É claramente melhor, do ponto de vista do cão, você expressar seu carinho por meio de uma palavra gentil ou um petisco”, concluiu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas