Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Dia da Mentira: o que há por trás da data que atravessa gerações?

Data é marcada por brincadeiras e pegadinhas, pelas quais as pessoas pregam peças umas nas outras

Todo dia 1º de abril é comemorado no Brasil e em diversos países o “Dia da Mentira”, também conhecido como “Dia dos Bobos”. A data é marcada por brincadeiras e pegadinhas, pelas quais as pessoas pregam peças umas nas outras com o intuito de provocar risos e descontração.

O “Dia da Mentira” é uma tradição popular que remonta há séculos atrás. Existem diversas teorias sobre a origem da data, mas a mais difundida é que ela surgiu na França do século XVI, quando o calendário gregoriano foi adotado e o ano-novo passou a ser comemorado no dia 1º de janeiro.

Leia também

Antes disso, a festa de ano-novo durava uma semana, terminando em 1º de abril. Com a mudança do calendário, muitas pessoas continuaram a comemorar o ano-novo na antiga data e foram chamadas de “bobos de abril” pelos que seguiam o novo calendário.

No Brasil, a tradição do Dia da Mentira foi introduzida pelos portugueses e ganhou popularidade ao longo dos anos. A data é marcada por brincadeiras de todos os tipos, desde as mais simples até as mais elaboradas, envolvendo amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo veículos de comunicação.

No entanto, nem todos veem o Dia da Mentira com bons olhos. Alguns argumentam que as brincadeiras podem passar dos limites e causar constrangimento e até mesmo danos materiais e emocionais. Além disso, há quem considere a data como uma celebração da malandragem e da desonestidade, valores que não devem ser incentivados em uma sociedade.

Apesar das controvérsias, o Dia da Mentira continua sendo uma tradição popular no Brasil e em diversos outros países. Para os que gostam de brincadeiras e pegadinhas, é uma oportunidade de se divertir e compartilhar momentos de descontração com amigos e familiares. Já para os que preferem evitar as brincadeiras, a recomendação é ficar alerta e não acreditar em tudo o que se ouve ou vê neste dia.

Seja como for, o Dia da Mentira é uma data que não passa despercebida e que, de certa forma, faz parte da cultura popular brasileira. Resta saber como cada um irá lidar com essa tradição e se divertir ou não com as brincadeiras.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas