Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Descobra como o leite pode afetar a sua rotina de beleza

O consumo do leite e seus derivados pode causar a inflamação do organismo, resultando em inchaços, vermelhidão da pele e até a piora da acne

De uns anos para cá, a lactose parece ter virado o vilão da alimentação. Considerado um alimento muito completo por conta de sua composição rica em cálcio e proteínas, ele passou a ser evitado, junto com o glúten, por causar uma série de problemas e incômodos no corpo.

Quando o assunto é beleza, o leite pode, de fato, ser um vilão. Segundo a nutricionista Natasha Barros, o consumo pode estar associado ao aparecimento da acne, por exemplo. "Concordando com o estudo Harvard?s Nurses Healthy Study (NHS), o leite e derivados, mas principalmente o leite, tem sido muito associado ao aparecimento da acne devido à presença de hormônios que podem funcionar como pré-hormônios no sistema de enzimas das glândulas de gordura", disse.

Leia também

A profissional comenta que alguns alimentos podem causar uma inflamação no organismo como um todo e isso, como consequência, se reflete na pele também. O resultado é uma cútis que pode ficar avermelhada e com mais espinhas, principalmente se a pessoa já tem uma pré-disposição à acne.

"Quem tem uma intolerância à lactose, com ou sem sintomas gástricos ou intestinais, pode, se consumir leite, ter algum tipo de inchaço, até mesmo dificuldade em perda de peso e etc. Vale a pena ficar alerta que não é apenas a lactose, que é o açúcar do leite, que pode causar alguma alergia ou intolerância. Existem pessoas que são alérgicas à proteína do leite - e aí não adianta só tomar leite sem lactose - ou às betaglobulinas, que são outros produtos que o leite contém", explica o dermatologista Jardis Volpe.

Ele também explica que o leite de origem animal, aquele que tomamos todos os dias, aumenta a produção de insulina no corpo e, isso, por si só, causa toda a questão inflamatória, que acarreta em sintomas como enxaqueca, retenção de líquidos, piora de dermatites, coceiras e o agravamento da acne, além de sintomas intestinais. Para ter certeza dos efeitos, claro, é essencial a consulta com um profissional da área, já que essas alergias precisam ser comprovadas através de testes.

Além da pele e do estômago e intestino, o consumo de leite pode ter relação com algumas outras áreas do corpo, como o cabelo e as olheiras, por exemplo."De uma forma geral, todo alimento com poder inflamatório leva a um desequilíbrio do organismo que pode resultar em redução da absorção de nutrientes pelo intestino podendo causar consequências indesejáveis à saúde do cabelo e unhas. Toda inflamação no organismo gera um maior acúmulo de água, à famosa retenção hídrica, que pode deixar as olheiras mais aparentes", completa.

Os estudos que relacionam o consumo de leite à beleza e os seus efeitos no corpo ainda estão em desenvolvimento, por isso, não é possível dar certeza sobre nenhuma consequência negativa que a bebida, em si, tenha no organismo. Porém, é fato que se a pessoa tem algum tipo de intolerância ou alergia, os efeitos serão aparentes, e as predisposições genéticas também podem ser agravadas por conta do consumo da bebida e de outros alimentos industrializados ou açúcares.

Sabe-se, porém, que o leite e seus derivados são produtores de muco, o que pode agravar problemas respiratórios, causando a obstrução das vias respiratórias.

Mudando a alimentação

Só é possível tirar, de fato, o leite da alimentação sob orientação médica. Como a bebida é muito rica em vitaminas e outros nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo, é preciso uma avaliação, acompanhada de exames, para ter certeza de que algum tipo de alergia ou intolerância existe e, só então, mudar a alimentação.

Ainda assim, segundo a nutricionista Bruna Britto - que reitera que cada caso precisa ser avaliado individualmente - em casos de inchaço via processo inflamatório, como pode ser o caso do leite, uma forma de ação é com a administração de medicamentos. Alterar a alimentação e aumentar o consumo de líquidos e alimentos de origem natural também é uma recomendação, dependendo da causa do inchaço, que também pode ser causado por um processo de fermentação ou pela baixa ingestão de líquidos e alta ingestão de sódio.

"Pensando em composição nutricional o leite é um alimento que contém proteínas de alto valor biológico, nesse caso podendo ser substituído por carnes, ovos e leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, soja), e uma importante fonte de cálcio, nutriente que encontramos também em verduras verde escuras (brócolis, couve manteiga, espinafre), oleaginosas (amêndoas, gergelim, linhaça)", explica.

Os leites vegetais, como de amêndoa, arroz, soja ou aveia, também aparecem como uma boa opção para quem vai tirar o leite de vaca da alimentação, principalmente quando se fala em receitas. No mais, Natasha deixa um alerta: "Se você não sente nenhum desconforto com a ingestão de leite e/ou derivados, você pode consumi-los com moderação. Lembrando que o menos é sempre mais quando se fala em alimentos".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas