Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Como diminuir o frizz do cabelo já!

inco dicas práticas pra combater aquele arrepiado que aparece com a umidade, o tempo seco, a lua em Peixes, a alta do dólar...

Uma das principais queixas das mulheres nos salões de beleza é o frizz, que rouba a vida do cabelo. De acordo com Henri Silva, hairstylist do salão Square Hair & Care, de São Paulo, o problema deve ser contornado diariamente, ou seja, tem que prevenir, não basta remediar. A boa notícia é que o tratamento constante controla o frizz a longo prazo. Então, tome nota:

Quando você secar o cabelo...

"Para começar, não tome banho muito quentes. Por mais que seja reconfortante e relaxante, a água quente, além de ressecar os fios, rouba a oleosidade natural, característica que ajuda a protegê-los dos efeitos da umidade. Quando sair do banho, não esfregue a toalha na cabeça. A força da fricção pode comprometer a saúde capilar e contribuir com o aparecimento do frizz. No lugar, escolha uma de microfibra. Ela seca sem absorver a umidade natural. Para quem quer economizar, uma camisa velha de algodão também funciona para retirar o excesso de água. Seus cabelos vão secar mais rápido e ficarão sem frizz", diz Henri.

Ao pentear...

Se você sofre com o arrepiado evite usar pentes de plástico. "Os de madeira evitam a eletrização dos fios, diminuindo frizz e também a quebra do cabelo", conta o cabeleireiro. Bônus: um pente de madeira bem cuidado e higienizado pode durar muito tempo. "Outro cuidado importante: evite pentear o cabelo seco a todo custo", completa.

Pintou ressecamento?

Hidratar é o mantra de quem sofre com frizz. "E isso nada mais é do repor água. A falta de hidratação resulta em cutículas abertas e fios arrepiados, formando uma espécie de nuvem em volta da cabeça", explica o expert. Por isso, é fundamental a reposição de água das madeixas, que devolverá os nutrientes que o cabelo precisa para manter brilho, força e maleabilidade.

Enquanto você dorme

"Evite o atrito, que é um dos principais causadores do frizz. Logo, uma boa solução é usar uma fronha de cetim no travesseiro", avisa Henri, que também ressalta que dormir de cabelo preso é prejudicial. "Se preferir prender, faça uma amarração frouxa e use elásticos macios".

Se o frizz é crônico

"É preciso desapegar da parte que está danificada. As pontas duplas pioram o aspecto e, quando cortadas, garantem nova vida aos fios. Mantenha as pontas aparadas, a cada 6 ou 8 semanas, e use sempre um óleo nas pontas para mantê-los", finaliza o hairstylist.

Tags