Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Carreira: Os principais motivos que levem ao pedido de demissão

Antes de mudar sua vida profissional, leia as orientação do coach executivo

Na dúvida se deseja mesmo deixar seu emprego? Na maioria dos casos, o pedido de demissão é precipitado. "Existem outras formas de melhorar seu reconhecimento profissional sem sair de onde está", avalia o coach executivo Guilherme Piazzettta. Vale a reflexão!

"Geralmente, o funcionário acumula frustrações e faz muito pouco para resolvê-las no dia a dia - espera que a solução venha do outro", reflete. "Em um dia qualquer, o gatilho emocional é disparado e ele toma uma decisão. Normalmente, não faz um planejamento de transição e por isso sofre tanto com a recolocação", explica.

Leia também

O momento mais comum de pedir demissão é quando se completa mais um ano no emprego, seja desde que entrou na empresa, seja no seu novo cargo, de acordo com uma pesquisa conduzida pela CEB, consultora de negócios, em 2016 e publicada na "Harvard Business Review". As datas importantes levam pessoas a reavaliarem suas escolhas profissionais. O mesmo é verdade para marcos na vida pessoal, como aniversários de 40 e 50 anos, momentos importantes para repensar suas ambições e desejos profissionais.

A falta de oportunidade de crescimento dentro da empresa é a maior queixa que Guilherme recebe de clientes que desejam pedir demissão. A solução, porém, pode partir do próprio funcionário: "ofereça novas soluções de negócios para empresa. Reinvente processos, procedimentos, tecnologias, etc", sugere. No entanto, a falta de oportunidade pode ser um problema da gerência, no caso de empresas que não têm política de gestão por competências, de cargos e salários - ou se tem não divulgam com clareza para os colaboradores entenderem como podem crescer dentro do negócio.

O segundo motivo pelo qual se pede demissão é a falta de reconhecimento de superiores. Não é que o funcionário deseja ser elogiado a cada trabalho entregue, mas se não houver reconhecimento de tempos em tempos, ele buscará o mérito em outra empresa, avalia uma pesquisa feita pela GlassDoor, recrutadora americana, em 2012. Por outro lado, o elogio que o funcionário busca pode não fazer sentido para o chefe, pois ele pensa que a execução da tarefa faz parte do "job description". Ou seja, que o colaborador é pago para isso. Dessa forma, é necessário que o funcionário se pergunte se existem evidências que o seu trabalho está sendo bem feito.

Falta de comunicação entre o colaborador e o chefe e conflitos com colegas também levam a pedidos de demissão. "Normalmente, não abandonamos empresas, abandonamos pessoas", explica. Dessa forma, uma comunicação mais aberta e respeitosa pode ser o que falta para não desistir do emprego. "O diálogo sempre é o melhor caminho. É preciso ter uma conversa franca e saudável com o líder, explicando suas expectativas e necessidades e alinhando novas ações", diz o expert.

Mas é importante notar que, segundo "Paychex Worx", empresa que traz soluções para RHs, empresários e empreendedores, descontentamento salarial é que o mais leva funcionários a pedirem demissão. A pesquisa feita com 2 mil entrevistados, em 2016, concluiu que 69% não se contentava com o quanto estava ganhando na empresa.

De acordo com o coach, a melhor forma de pedir aumento é com outra proposta. "A proposta diz quanto você vale no mercado", enfatiza. Já a pior forma de argumentar é com uma necessidade particular. "A empresa é um organismo próprio e não tem a ver com os problemas pessoais do colaborador. A solução pode ser oferecer uma proposta de salário variável pra complementar o seu fixo já existente. Dessa forma, uma porcentagem do seu ganho crescerá conforme sua melhoria de performance. Lembrando que, em regra, o pedido de aumento deve ser tratado com o superior imediato, não com o RH. O departamento deve ser solicitado a pedido do chefe.

Outra questão que pode levar o funcionário a pedir demissão é o sentimento de "falta de propósito" no trabalho que está sendo realizado. Millennials, jovens de 18 a 34 anos (de acordo com Pew Research Center), trabalham para propósitos, não salários. "Dinheiro não deixa de ser importante para millennials, mas o interesse principal é fazer parte de algo maior que eles mesmos (...) millennials precisam de direcionamento e sentido para o que fazem", avaliou Karl Moore, contribuinte da "Forbes" americana e professor na universidade de pesquisa McGill University.

Dito isso, para avaliar se o colaborador está em uma empresa da qual o objetivo não combina com seus princípios e valores, uma boa autorreflexão é se perguntar "Eu vejo o trabalho como um fim ou um meio? Estou aqui somente pelo dinheiro, ou me sinto realizado com minha contribuição?", observa o coach.

Para ter mais clareza antes de tomar a decisão definitiva de pedir demissão, se faça cinco perguntas, listadas abaixo pelo expert:

1) Estou pedindo demissão por um problema circunstancial ou por questões que já me incomodam a longo prazo?

2) Tenho ofertas melhores no mercado?

3) As questões mal resolvidas da minha vida pessoal podem refletir em um desconforto equivocado no trabalho?

4) O que vai me doer mais: tentar superar essa circunstância atual no trabalho ou ficar desempregado?

5) Já tentei outras formas de me sentir mais satisfeito com o emprego atual?

Após responder as perguntas, perceberá que a culpa, muitas vezes, é um efeito colateral do sentimento de dúvida. Dessa forma, aumentando seu nível de certeza, a culpa tende a sumir.

Se o desejo for pedir demissão mesmo, após o desligamento com a empresa, tome três atitudes: "foque no futuro e ignore o passado. Maximize os ganhos da nova situação e minimize as perdas (para não ficar no arrependimento). Tome mais ações diárias que o direcione para o novo cenário", finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas