Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Alopecia androgenética: tudo sobre a calvície feminina

A alopecia androgenética afeta 5% das mulheres e causa o afinamento dos fios ao longo do tempo

As mulheres que sofrem com quedas de cabelo em excesso com certeza já se depararam com o termo alopecia androgenética. Parece um palavrão, mas denomina uma condição mais comum do que se imagina: popularmente, a alopecia é conhecida como calvície e afeta tanto homens quanto mulheres.

"A alopecia androgenética é causada por uma hipersensibilidade de receptores hormonais no couro cabeludo, levando ao afinamento progressivo do fio de cabelo até completa obstrução do folículo piloso (local onde nascem os fios). É uma condição que atinge 5% das mulheres", explica a Dra. Roberta Bibas, dermatologista da Clínica Bibas, do Rio de Janeiro.

Leia também

A doença é hereditária (passa dos pais para os filhos) e caracterizada pela rarefação dos fios capilares - eles vão afinando cada vez mais até pararem de crescer completamente. Nos homens, existem exemplos de sobra, já que a partir de uma certa idade é comum eles começarem a apresentar buracos no couro cabeludo, que vão aumentando com o tempo.

Entre as mulheres, a condição atinge uma porcentagem baixa, mas funciona da mesma maneira: uma falha aqui e outra ali que vão aumentando periodicamente. Infelizmente, é o tipo de condição que não tem cura.

A Dra. Roberta explica que é possível, porém, controlar e até mesmo reverter um quadro de alopecia, mas há, claro, um certo nível de dedicação atrelado: "A paciente deve saber que sempre terá que usar medicamentos visando o controle da doença".

COMO IDENTIFICAR A ALOPECIA ANDROGENÉTICA?

Segundo a Dra. Monica Linhares, dermatologista e diretora da clínica Espaço Saúde Rio, é preciso prestar atenção na saúde do seu cabelo para identificar a doença. "Os primeiros sinais envolvem uma perda mais difusa do cabelo, com raleamento visível dos fios no topo da cabeça. A risca do cabelo vai se 'alargando' e mostrando cada vez mais o couro cabeludo", explica ela.

Ao mesmo tempo, não necessariamente essa queda pode implicar um quadro de alopecia. Por isso é tão importante passar sempre pela avaliação de um profissional, já que cada caso é um caso.

Muitas vezes, a queda e fraqueza dos fios pode estar associada a outros fatores importantes, como a produção hormonal do seu organismo. "Algumas queixas são importantes para suspeitarmos de um quadro de alopecia androgenética: histórico familiar do caso; afinamento gradual dos cabelos; mulheres com quadro de síndrome do ovário policístico têm maior predisposição a desenvolver a doença; algumas mulheres só apresentam sintomas de alopécia depois menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção de hormônios. Quanto mais informações você levar para o seu médico, melhor", completa Monica.

Outro ponto importante é que a doença não está diretamente ligada a quedas volumosas de cabelo (quando você passa a mão na cabeça e vem uma quantidade considerável de fios junto). O fio afina gradualmente até que o folículo fica entupido e ele não cresce mais. Porém, você pode, sim, ter um caso de alopecia ligado a outro de queda significativa.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO?

Existem diferentes maneiras de tratar uma alopecia: "Os principais tratamentos são por via oral, usando drogas que bloqueiam a ação hormonal nos receptores do couro cabeludo, e a aplicação de medicamentos tópicos para estimular o aporte de nutrientes, estimulando o crescimento e espessamento dos fios de cabelo", explica Roberta.

Além disso, existem outras quatro principais formas de combater os efeitos da doença:

Mesoterapia:Micro-injeções de vitaminas e fatores de crescimento diretamente nos folícolos pilosos.

Medicação tópica: Consiste em shampoos e loções de aplicação direta na região afetada. É o mais indicado nos estágios iniciais. "Os medicamentos estimulam o crescimento do cabelo, mas são mais úteis como prevenção das manifestações clínicas do que como recuperação do quadro. Como a doença é crônica e evolutiva, o tratamento deve ser instituído precocemente e mantido por tempo prolongado", explica Monica.

Transplante capilar:o transplante é indicado principalmente para os casos mais avançados da doença. A área doadora é a região próxima ao pescoço, em que os pelos não possuem receptores hormonais e, portanto, conseguem se fixar quando colocados em outras áreas do couro cabeludo. O cabelo é implantado fio por fio nos folículos da área prejudicada. Em geral, são feitas duas sessões, dependendo do grau da calvície e da densidade do cabelo. Os resultados começam a aparecer em seis meses.

Lasers:Mais indicado para aquelas que sofrem com a calvície devido à predisposição genética. O laser muda o ciclo de crescimento do pelo, ou seja, faz com que os fios voltem à fase de crescimento. Para melhores resultados, são necessárias seis sessões em intervalos de 15 dias.

A ALOPECIA NO DIA A DIA

Uma das maiores dificuldades de adaptar o tratamento de alopecia no dia a dia é, justamente, entender que essa doença é uma doença sem cura e que o tratamento não tem fim. "É preciso ter uma rotina de cuidados regrada. Vale lembrar que se o tratamento for interrompido, a determinação genética volta a se manifestar e a condição retorna. Além disso, vários tratamentos levam meses para começar a apresentar os resultados desejados", diz Roberta.

Porque afeta a autoestima feminina diretamente, é comum as mulheres se sentirem desmotivadas a procurar uma saída e uma forma de reverter a condição. Essa, segundo Monica, é uma das principais dificuldades entre as mulheres ao lidar com a doença. "[A maior dificuldade é] Colocar esta condição como prioridade na sua vida para resgatar a autoestima. Se ela permanecer firme com o tratamento, vai haver uma melhora", diz.

Por isso, é importante identificar casos de alopecia logo no começo. Se você percebe que o seu cabelo está caindo muito ou que os seus fios estão ficando mais finos, é essencial que você vá à um dermatologista para fazer uma análise do caso e começar o tratamento mais adequado para o seu caso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas