Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

8 erros que lhe impedem de ter mais sucesso na cozinha

Conheça os pequenos erros que têm um grande impacto no resultado final dos pratos

Fazer uma má gestão da despensa ou não provar a comida antes de desligar o fogo são pequenos erros que fazem toda a diferença no resultado final das receitas. Cozinhar e manipular os alimentos é algo que está enraizado na cultura e, por vezes, os cozinheiros não têm tanto cuidado como deveria, pondo o sabor da comida em risco.

O Buena Vida destaca os erros simples de solucionar que você pode estar cometendo e que lhe impedem de ter mais sucesso na cozinha:

Leia também

1. Não lavar as mãos. Não é só antes de cozinhar que deve lavar as mãos. Também deve higienizá-las durante a preparação da comida, pois em princípio irá manipular diferentes tipos de alimentos. Portanto, depois de colocar o frango na panela e antes de começar a cortar o tomate, por exemplo, deve lavar as mãos com sabão, a fim de evitar a contaminação cruzada de alimentos.

2. Cozinhar demais legumes e verduras. Cada alimento tem o seu tempo de cozedura e isso deve ser respeitado. Uma couve, por exemplo, precisa de cinco a seis minutos em água fervente para ficar ?al dente?; já os espinafres só precisam de 10 segundos.

3. Não respeitar a organização da geladeira. Na parte de baixo devem ficar os legumes e verduras; já na parte de cima devem ficar carne e peixe, que devem estar embrulhados e protegidos. No meio deverão ficar os queijos e iogurtes e acima as bebidas.

4. Não provar a comida é um grande erro, pois só assim é possível corrigir o tempero e eventuais erros a tempo.

5. Usar o mesmo pano para tudo. O pano da cozinha acumula todos os germes do dia, por isso é importante que cada um cumpra uma única tarefa. Ou seja, nada de usar o pano de secar as mãos para secar a louça, por exemplo.

6. Não deixar a carne repousar. Para que a carne tenha sabor e os sucos não saiam no primeiro corte, você deve deixar a carne repousar uns minutos.

7. Cozinhar numa panela fria. Se você começar a cozinhar a carne numa frigideira fria, a comida vai ficar cozida com o vapor e adquirir ma cor cinzenta, ao invés de caramelizar.

8. Usar os potes de especiarias até o fim. Em muitas cozinhas, as especiarias ficam esquecidas no fundo do armário e são usadas com tão pouca frequência que chegam a durar quatro anos. Nesse caso, não vale a pena querer esvaziar os potes: as especiarias em pó perdem as suas características essenciais muito rápido, por isso é melhor usar as especiarias em grão, e ainda consegue poupar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas