Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

10 erros que todo mundo comete, inclusive as pessoas saudáveis

Sucos e shakes toda a hora? É melhor pensar duas vezes

A alimentação saudável está na moda, ainda bem! A vontade de adotar um estilo de vida saudável só traz benefícios, não há como negar. Combinar a boa alimentação com a atividade física (numa equação de 80% para 20%) é o segredo para se conseguir viver mais e melhor, contudo, a quantidade de informação disponível fazem com que muitas pessoas se sintam confusas e acabem por cometer erros que rapidamente passam de inofensivos para verdadeiros atentados à saúde.

Segundo o The Washington Post, existem dez erros muito comuns e que devem ser evitados ao máximo. Ei-los:

Leia também

1 - Adicionar sementes de linhaça inteiras. Estas sementes são ótimas aliadas da saúde e da boa forma física, contudo, devem ser ingeridas depois de trituradas, pois o nível de absorção se torna muito maior.

2 - Consumir muitos sucos e shakes. Estas opções até parecem apetitosas e saudáveis, mas deixam de ser quando passam a fazer parte da rotina diária, uma vez que são nada mais, nada menos do que bombas calóricas.

3 - Tomar os suplementos com café. O café faz bem e os suplementos também, mas apenas se tomados separadamente, pois a cafeína pode comprometer a capacidade de absorver nutrientes como cálcio, ferro e vitaminas B e D, diz a publicação.

4 - Usar leguminosas de lata. As leguminosas são um dos melhores alimentos que existem, mas já viu bem a validade das que são vendidas em lata? É enorme! E sabe por que isso acontece? Porque estão repletas de conservantes, aditivos e substâncias químicas. Comprar o grão seco e cozinhar em casa ainda é o melhor.

5 - Parar de comer fruta por ter medo do açúcar. Há açúcar e açúcar e aquele que vem da fruta é importante para a saúde. Quando se quer parar de ingerir açúcar, deve-se parar de consumi-lo no café e no chá, assim como não comer bolos, pães industrializados, bolachas e biscoitos. Os bolos podem ser feitos em casa com açúcar mascavo, açúcar de coco, mel ou stevia, por exemplo.

6 - Só ingerir alimentos rotulados como 'sem gordura' e 'sem açúcar'. Estes alimentos são igualmente tentadores, mas não passam de opções ruins para a saúde, uma vez que o açúcar e gordura que dizem não possuir são substituídos por adoçantes e outros tipos de gordura ainda mais prejudiciais. Olhar para o rótulo é fundamental.

7 - Consumir bebidas vegetais sem agitar o pacote primeiro. As bebidas de amêndoa, aveia, soja ou avelã são fortificadas com vitamina B e cálcio, contudo, para que estes nutrientes sejam ingeridos, é necessário agitar a bebida, de forma a que se espalhem pelo líquido de forma correta.

8 - Não temperar a salada. Esqueça os molhos já feitos, o que se deve sempre usar é o azeite e o vinagre, pois ajudam o corpo a absorver as gorduras lipossolúveis existentes na vitamina A, E e K.

9 - Comprar os iogurtes errados. Optar pelos magros ou isentos de matéria gorda pode estar lhe fazendo esquecer um aspecto importante no iogurte: o probiótico. Deve-se sempre privilegiar os que contêm ativos fermentados.

10 - Ingerir bebidas energéticas. A água deve ser sempre a fonte de hidratação principal, podendo ser alternada com o chá e/ou água aromatizada desde que não sejam adoçados. As bebidas energéticas devem ser apenas uma opção nos treinos de alta intensidade, como maratonas, pois ajudam a repor os nutrientes perdidos com o suor. Quando consumidas regularmente, nada mais fazem do que dar açúcar ao organismo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas