Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JULIE ALVES

Yuri Graneiro o expert em Moda

@yurigraneiro

Ele tem uma escola de moda no Rio de Janeiro, é arquiteto e urbanista, fotógrafo e se declara um apaixonado pelas artes. Inovador e criativo , esse homem multifacetado é considerado como um realizador de sonhos!
A coluna Julie Alves te convida a conhecer um pouco da histórica de Yuri Graneiro

1 - Você associa a moda a autoestima. Seria essa sua missão?

Está tudo conectado. A moda vem do nosso estilo, e nosso estilo serve para expressar nosso íntimo. Com a moda exibimos nosso estilo, nossa personalidade, nossos desejos e necessidades. Nossa autoestima está ligada diretamente ao que vestimos, como nos expressamos com roupas que colocamos, com nossas atitudes, cabelo, maquiagem. A nossa estima está associada diretamente a nossa imagem. Acredito que minha missão é colaborar para que as pessoas se encontrem e possam construir de forma real sua melhor versão, tanto interna quanto externa.

2 - Você tem uma escola de moda em um dos bairros mais populares do Rio de Janeiro. Nos fala um pouco sobre

Sim, meu xodó. Tenho a Escola de Moda dentro do Madureira Shopping - zona norte do Rio de Janeiro há mais de 2 décadas. Já passei por outros municípios do Rio comi: Top Shopping em Nova Iguaçu, Nilópolis Square, Shopping Grande Rio em São João de Meriti e em Niterói, mas como minha vida ativa no mercado internacional ficou bem movimentada preferi concentrar forças em Madureira, pois consigo captar pessoas de todas essas regiões. Estar em Madureira é importante pois é o maior celeiro de talentos do Rio de Janeiro, a pluralidade da região é gigante, e o lugar onde reúne o maior número de pessoas de todo o estado. Todo mundo vai em Madureira. É um bairro plural, peculiar e cheio de talentos, estar em Madureira me presenteou treinar e capacitar talentos que estão brilhando no mercado internacional. O Mundo da moda, da publicidade ainda tem resistência a dar oportunidade as pessoas que estão começando, quererem pessoas prontas, e estar em Madureira faz com que eu seja o facilitador para esses novos talentos ganharem o mundo.

3 - Posso dizer que é um homem multifacetado da moda? Digo isso por pesquisar que tem diversas formações ligadas ao seguimento

Acredito que sim, gosto de produzir, cuidar, preparar, orientar. Sou fotógrafo , mas minha formação acadêmica é em Arquitetura & Urbanismo, isso me proporciona uma visão muito ampla de como construir imagens, com fundamento e embasada. Se sou apto a deixar um prédio de 30 andares em pé, também acredito ser apto a ajudar uma pessoa a construir seu sonho. É claro que tenho outras formações, a Pós no Instituto Europeu de Designer em Comunicação e MKT de moda, me tornando um especialista em comunicação de moda, além de MBA em Gestão de Marketing & Mkt Digital pelo IBMEC, Designer na Belas Artes SP e ainda o Curso em Nova York e especializações em Moda de Luxo em Paris. Eu amo estudar, quero sempre aprender estou na vida para isso. Pretendo melhorar meu Português, meu Inglês e meu Francês, acho fenomenal o domínio da comunicação. Só podemos dar o que temos, e minha propriedade intelectual é meu maior orgulho.

4 - Se sente realizado?

Olhando para o passado, vejo que já tive tudo que sempre sonhei e isso me deixa feliz. Posso dizer que estou realizado, mas é hora de novos sonhos, novos projetos e novas realizações. Me sinto orgulhoso pelo caminho que percorri, pelas lutas que lutei. Sou grato as pessoas que passaram pelo meu caminho me ajudando a evoluir, e pretendo e desejo estar disposto a ajudar quando elas precisarem. Não somos nada sem a ajuda do próximo, o mundo dá voltas o tempo todo.

5 - Mas quem é o Yuri Graneiro?

Sou um pisciano com TDAH, com ascendente em peixes, lua em peixes, marte e vênus também em peixes. Então, eu não entendo tanto de signos, mas para quem entende essa resposta é cirúrgicas e saberá exatamente como sou e a confusão que eu tenho dentro de mim. Meu ritmo é bem diferente dos demais humanos. Rsrsrsrs Mas para quem não entende, posso tentar resumir... sou reservado, fechado e muito escorregadio, mas quando necessário bem expansivo. O principal é que sou um artista sonhador, que acredita que pode ajudar o mundo a ser um lugar mais justo e muito melhor.


6 - E de onde veio esse amor pela arte, e moda?

O amor pela arte, arquitetura, moda e pintura veio da genética e aflorado quando criança. Meu avô era alfaiate e durante a guerra começou a trabalhar na aeronáutica, com a minha vó que era costureira e modista. Meus tios na década de 70 eram fotógrafos de publicidade, então acredito que isso tudo possa ter entrado no meu imaginário. Isso tudo despertou ainda criança entre 8 a 9 anos, quando brincava fazendo construções de maquetes e cidades com caixa de papelão. Alguns anos depois, comecei a fazer pinturas em tecido e cuidar da maquiagem e da beleza das minhas amigas na companhia de Teatro. Sempre fui muito esteta.

7 - Pensa em expandir para outros estados do Brasil?

Acredito que ainda não é a hora. Tenho ainda alguma missão a ser concluída aqui no Rio de Janeiro, por isso tenho que focar aqui. Mas, minha conexão com os outros estados do Brasil é com meu lado fotografo de cultura popular, que me leva a desbravar as principais festas populares que existem nesse Brasil gingante. Estou desenvolvendo um livro de foto etnográfico da alma e tradições brasileiras.

8 - E com todos os seus afazeres e responsabilidades com vidas. Tem tempo pra cuidar de você e curtir? O que gosta de fazer?

Sim, a pandemia me fez perceber isso. Na pandemia conseguir diferenciar pensamento de sentimento, trabalho de vida pessoal. Tudo era junto e misturado. O Yuri CNPJ era o Yuri pessoa física. Minha vida era tão intensa que misturava tudo e estava tudo bem, agora consigo separar tudo. Agora eu preciso e respeito o tempo para cuidar do meu corpo, da minha alma, da minha fé. Vou 6 vezes na semana para a academia, mantenho uma dieta restritiva, faço procedimentos estéticos, me preocupo com a casa da minha alma, a casa que habita a minha energia e meus conhecimentos. Meu corpo é o meu templo que deve estar organizado, limpo pois guarda o meu maior tesouro.

9 - E como se reinventou após a pandemia da Covid- 19 ?

A reinvenção foi entender que posso continuar fazendo tudo que sempre fiz, mas com organização de tempo, cuidar do futuro e sem me privar de estar em família. Não posso ser escravo do meu trabalho e da minha arte. Hoje só tiro minha máquina fotográfica da bolsa se realmente tiver muito sentido.

10 - Algo nosso para esse ano que sua apenas começando?

Estou ansioso para colocar em pratica vários projetos da Escola de Moda. Mas fora a Escola de Moda, o principal é voltar com meus trabalhos nas Semanas de Moda de Nova York e Paris, que devido a pandemia deixei de lado.