Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JULIE ALVES

Festival Turá exalta a cultura brasileira e reúne mais de 25 mil pessoas na edição de estreia

Alceu Valença, Baco Exu do Blues (convidando Marina Sena e Illy), BaianaSystem, Baby, Duda Beat, Emicida, Lagum, Larissa Luz, Luísa e os Alquimistas, Mart’nália, Nando Reis (convidando Jão), Paulinho da Viola, Roberta Sá e Xamã se apresentaram no evento

Criado com o intuito de fomentar, exaltar e divulgar a pluralidade da cultura do nosso país, a primeira edição do Turá aconteceu no último final de semana (dias 2 e 3 de julho), no gramado do Auditório do Parque do Ibirapuera, concebido por Oscar Niemeyer para apresentações de espetáculos musicais, considerado por muitos um ponto turístico da capital paulista, reunindo 26 mil pessoas.
No domingo, o festival começou com músicas de amorzinho na voz da banda Baby e, durante a tarde, nomes como Eu Vou Chamar o Síndico, Pardieiro, Forró Red Light, DJ Th4ys e Deekapz discotecaram nos intervalos. Luísa e os Alquimistas se aprofundaram na energia dos batidões eletrônicos da música urbana nordestina, com as músicas Olhos de tocha, Brechó piseiro e Garota ligeira. Alceu Valença, não poupou esforços e transformou o gramado do Ibirapuera em um verdadeiro carnaval fora de época. Clássicos como Pagode Russo, Vem Morena, Girassol, Belle de Jour, Coração Bobo, Táxi Lunar, Anunciação, Tropicana e muitos outros foram aplaudidos.

Leia também


O Turá surge para ser um festival que celebra as diversas facetas da música brasileira, que se conecta tanto com artistas grandes e já consagrados como também com os independentes. Estamos muito felizes com os resultados que conquistamos, conseguimos criar um evento que trouxe o que é o Brasil e o brasileiro em sua essência, por meio da música, das pessoas e da gastronomia”, comentou Francesca Brown Alterio, diretora de festivais da T4F e idealizadora do projeto.

Com o nome que faz uma brincadeira com o final das palavras abertura, cultura, misturae releitura, o festival ofereceu também um cardápio equivalente a uma viagem pelo país. O Bar da Dona Onça ofereceu o famoso croquete de carne de panela e o bolo gelado de abacaxi, o Mocotó destacou o tempero do nordeste com seis opções típicas de doces e salgados, como a porção de dadinho de tapioca, o baião de dois com carne de sol e o crocante de malte . Além destes, a Casa do Pão de Queijo, o Box da Fruta, Consulado Gaúcho, Consulado Mineiro, Espeto Mais, Fôrno, JK Gastronomia e Rota do Acarajé foram os dez restaurantes presentes, oferecendo ao todo mais de 50 opções gastronômicas para todos os gostos.

Além disso, por entender que o caminho para um festival diverso e plural passa por construir uma governança corporativa responsável, o evento contou com diversas ações sustentáveis, como a compensação em dobro das emissões de carbono do evento (realizada pela Hering em parceria com a Moss), a substituição de panfletos e folders por QRCodes espalhados pela área do festival, lixeiras para bituqueiras e para separação correta do lixo, pontos de arrecadação de agasalhos e cobertores -- doados para o Projeto Gaia --, além da implementação de plataformas, bares, tendas de alimentação, banheiros e caixas acessíveis por todo o evento, tornando a experiência de todos ainda mais especial e inesquecível. Além disso, todos os shows tiveram audiodescrição e tradução em Libras.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas