Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JULIE ALVES

Doutor José Fernandes, a referência sobre a Síndrome de Burnout

Siga: @dr.josefernandesvilas

Ele é um jovem médico com mais de 12 especializações na área de neurologia e psiquiatria. Além de ser mestre e doutorando, é referência no tratamento da Síndrome do Esgotamento profissional, conhecida como a Síndrome de Burnout.

Conheça José Fernandes Vilas Neto Tiradentes, o grande especialista no tratamento com o óleo do Canabidiol para fins terapêuticos.

Como professor de medicina, tive o BBB Fred Nicásio como aluno

1 - Preciso iniciar nossa entrevista falando dessa síndrome que vem se tornando cada vez mais falada pós pandemia. O que é Síndrome de Burnout?

A síndrome de burnout, também conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, é o fenômeno clínico gerado pelo estresse crônico gerado pelo trabalho (função) que foi mal administrado com o decorrer do tempo. Os sintomas do Burnout englobam exaustão, cansaço extremo, irritabilidade, desmotivação, ausência de sensação de pertencimento a função, e diminuição ou ausência de produtividade.

Leia também

2 - Mas vem somente da exaustão do trabalho? Você tem até um livro que fala sobre. Nos conta sobre essa motivação.

Inicialmente, segundo o grande pesquisador do burnout, Herbert Freudenberg, o burnout acometeria qualquer indivíduo que exerce uma funçao específica, como por exemplo mãe de autista, filho que cuida dos pais, policiais, profissionais de saúde. Porém em janeiro de 2022, a Organizacao Mundial da Saúde regulamentou que somente que a atividade profissional seria enquadrada dentro do adoecimento pelo Burnout. Assim, como seguimos as recomendações da OMS, somente consideramos os indivíduos com "carteira assinada"como cabíveis de diagnóstico.

3 - Podemos associar a síndrome com o famoso “home office”?

Antes da pandemia, já existiam pessoas com burnout porém após, a doença se alastrou. O home office modificou todo o arquétipo que conhecíamos como 40h de trabalho semanal e as pessoas passaram a trabalhar muito mais que isso. Perdeu-se os limítes que havia entre trabalho, casa, família, etc. Neste interim, as pessoas demoraram para se adaptar, e essa ausência de limites, gerou o adoecimento de milhares de pessoas. Os indíces de burnout antes da pandemia era de 40% e após o home office os índices chegam a 86%.

4 - Vejo que após o confinamento durante a pandemia, muitos vem apresentando sintomas de ansiedade, depressão e pânico. Teria sido um gatilho ou já estavam afetando várias pessoas, mas não enxergávamos?

Os estudos revelam que antes da pandemia as pessoas que tinham doenças diagnosticadas pioraram acentuadamente e as pessoas que tinham algum sintoma inicial, houve uma piora do quadro e se instalou a doença propriamente dita. Por isso, tivemos mais diagnosticos de ansiedade, depressao, pânico e burnout.

5 - Mas me conta quem é o José Fernandes até se tornar um medico?

Jamais imaginei um dia ser médico. O sonho da minha vida era ser pianista clássico. Me formei pelo conservatório Brasileiro de música em piano clássico e aos 18 anos fui para universidade estudar regência orquestral e também passei pelo seminário Batista para ser ministro de música. Porém, desisti antes de terminar o primeiro período. Foi quando decidi pela medicina, totalmente perdido, mas quando iniciaram as práticas clínicas, me encontrei, e percebi que na realidade meu chamado na vida era comunicação e transformação de vidas.

6 - E como a psiquiatria te alcançou para alcançar tantas vidas?

Inicialmente fiz neurologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, mas duas situações aconteceram que me levaram a psiquiatria: Minha mãe adoeceu de depressão e quase a perdemos e passei por 2 episódios de burnout. Entendi que poderia alcançar as pessoas feridas mais intensamente, pois quando sentimos na pele, ou seja, em nós ou em quem amamos, a situação se torna viceral. Não há como não mudar, você é induzido a caminhar por outros lugares, pois a sua visão de mundo e realidade são transformados.

7 - As síndromes que citamos nessa entrevista, podemos dizer que fazem parte das doenças do século?

Os estudos de 2022 mostram que as três doenças psiquiátricas mais evidentes no mundo e Brasil são a Síndrome de Burnout, em seguida Transtorno de Ansiedade Genralizada e transtorno de Humor depressivo. No brasil 5% da população tem depressão, 30 % de ansiosos. No país, em 2022 foram mais de 50 milhões de ansíolíticos (tarja preta: alprazolam, clonazepam, bromazepam) vendidos. O brasil é o campeão mundial de uso de clonazepam.

8 - O que se pode fazer a nível de prevenção de crises?

O primeiro passo de prevenção se faz com a autopercepção do adoecimento , ou seja, se algo não vai bem, precisa-se procurar ajuda profissional. Independente do diagnostico, outras formas preventivas se faz com 150 minutos de atividade física por semana; 120 minutos de contato com a natureza por semana; higiene do sono; alimentação com a retirada de industrializados, farináceos, glúten e lactose; tempo de qualidade com a família; e, fazer um contrato de tempo entre o CNPJ e CPF, ou seja, saber diferenciar o tempo pessoal do tempo de trabalho.

9 - Você é um forte lutador para a autorização e propagação do óleo de canabidiol para uso medicinal aqui no Brasil. Qual a sua experiência de efeitos positivos como medico?

Tenho mais de 12 mil pacientes cadastrados, sendo mais de 7 mil usuários de canabidiol para diversas patologias, e hoje, minha luta é que todos possam ter acesso a esta medicação natural. O canabidiol é usado para insônia, depressao, ansiedade, pânico, Alzheimer, Parkinson, Autismo, TDAH, Tique, TOC, compulsão alimentar, fibromialgia, dor crônica, etc. É uma medicação de fácil manejo, quase zero efeito colateral e não há risco de dependência quando se faz de forma apropriada com um médico especialista. A questão é: se podemos tratar com canabidiol que é natural porque não prescrever? Claro que não podemos abrir mão dos artigos cientificos, mas se é indicado nao há o porque de não prescrever.

10- Acha que o assunto ainda é associado a “maconha” que usuários fumam?

Sim! A maconha fumada não faz parte do tratamento da medicina canabinóide. FUMAR MACONHA NAO É MEDICINA CANABINOIDE. A maconha fumada ou vaporizada gera esquizofrenia já o óleo é tratamento. Entenda: O óleo extraido da cannabis gera os fitocanabidiois, estes isolados, numa quantidade adequada e segura são administrados para beneficio do paciente.

11 - Pra finalizar, algum projeto para esse ano que está apenas começando?

Neste ano saí meu novo livro direcionado para mulheres que estão a todo vapor e não podem adoecer. Tratarei no livro de todas as técnicas que aprendi na minha pós graduação em medicina integrativa avançada pelo Instituto de Ensino Albert Einstein para que mulheres poderosas, como você, e que possam se cuidar e não adoecer.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas