Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Venezuela confirma três mortes associadas ao vírus da zika

País confirmou ainda 319 casos de contaminação. Caos de 68 pacientes se complicaram, diz o preside Maduro

Três pessoas morreram na Venezuela por complicações associadas ao vírus da zika, anunciou o presidente Nicolás Maduro, nesta quinta-feira (11) à noite, no primeiro boletim oficial sobre vítimas fatais relacionado à doença.

"Casos confirmados, 319, dos quais 68 se complicaram, e, infelizmente, tivemos três mortos por zika em nível nacional", afirmou Maduro, em pronunciamento transmitido pela televisão estatal.

Leia também

Sem divulgar detalhes sobre o que causou os óbitos, o presidente acrescentou que, na Venezuela, há 5.221 casos suspeitos de zika "desde 5 de novembro (de 2015), quando se detectou a presença do vírus em escala mundial, até 8 de fevereiro".

Segundo Maduro, os 68 pacientes com complicações "estavam em cuidados intensivos". Ele garantiu que o país conta com os medicamentos necessários para tratar os sintomas.

"Quero agradecer especialmente aos governos e às embaixadas de Índia, Cuba, China, Irã e Brasil, que nos deram todo o apoio para que os remédios e muito mais do que isso estivessem hoje na Venezuela", acrescentou.

O único balanço sobre zika na Venezuela até então havia sido divulgado em 28 de janeiro pela ministra da Saúde, Luisana Melo, e relatava 4.700 pacientes suspeitos e 255 casos da síndrome Guillain-Barré.

A síndrome Guillain-Barré é uma doença autoimune que se manifesta como uma leve paralisia, que pode ser progressiva, dos membros.

Médicos locais advertiram que a aguda escassez de medicamentos e de água - forçando a população a armazená-la - ameaçam agravar o surto do vírus na Venezuela com a proliferação do mosquito transmissor, Aedes aegypti.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas