Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Veja erros no jejum intermitente que podem fazer você engordar

O jejum intermitente pode ser uma estratégia eficiente, desde que feito com cuidado e respeitando algumas regras importantes

Estratégia alimentar para lá de conhecida, o jejum intermitente consiste em passar períodos sem se alimentar, sendo liberado apenas chás e cafés sem açúcar, e nas janelas de alimentação.

Normalmente, as pessoas recorrem a esse protocolo quando querem turbinar o emagrecimento. Porém, para que essa finalidade seja alcançada, é importante que você tenha um planejamento com boas orientações. Caso contrário, ela pode surtir efeito contrário, favorecendo o ganho de peso.

Leia também

É preciso ter em mente que passar horas sem se alimentar, de forma irregular e sem planejamento, fará com que o seu metabolismo fique mais lento. Como consequência, há mais chance de engordar, bastando comer um pouquinho a mais para que o organismo estoque gordura.

Cuidados ao fazer jejum

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Flórida e publicada pela The Obesity Society demonstrou que, para que o jejum surta bons efeitos, ou seja, não reduza a atividade metabólica, é necessário cumprir alguns critérios, como mudar o “disruptor metabólico”, fazendo com que o organismo pare de dar preferência à queima de glicose para queimar gordura.

A forma correta de fazer isso é, primeiramente, respeitar o período certo. A pesquisa revelou que jejuns muito curtos, com menos de 14 horas, são ineficazes para mudar esse “disruptor”. Deve-se considerar entre 16 a 18 horas.

Outro estudo revelou que as calorias ingeridas pela manhã são consumidas até 2,5 vezes mais rápido em relação àquelas ingeridas no período noturno. Por isso, jejuns que pulam o jantar são mais favoráveis ao metabolismo em relação aos jejuns que pulam o café da manhã. Logo, priorize a ingestão calórica no período matinal.

E mais: de nada adianta ficar horas sem se comer e, ao retomar, ingerir alimentos de baixa qualidade nutricional. Preste atenção para que a dieta não seja restritiva demais. Fuja de alimentos pró-inflamatórios, como os industrializados, ricos em açúcares.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas