Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Vacina contra Covid pode auxiliar o tratamento de câncer, diz pesquisa

Análise feita com pacientes que tratavam câncer de nasofaringe mostrou melhor resposta à imunoterapia em quem tomou a vacina de Covid

A vacina de Covid-19 é eficaz para a proteção contra o coronavírus, mas pesquisadores da Alemanha e da China sugerem que ela também pode auxiliar no tratamento de câncer de nasofaringe. A descoberta é uma resposta ao questionamento da comunidade científica sobre os efeitos da fórmula na imunoterapia, que atua nas células defensoras do organismo de quem tem tumores.

O estudo foi publicado no periódico Annals of Oncology em outubro e contou com 1.537 pacientes em 23 hospitais. A equipe de pesquisadores observou uma melhor resposta à imunoterapia nos 373 indivíduos vacinados com a Coronavac.

Leia também

“Além de apresentarem uma melhora mais significativa do que os pacientes não vacinados, os imunizados não tiveram os efeitos colaterais da imunoterapia com uma frequência alta”, afirma o imunologista Christian Kurts, da Universidade de Bonn e um dos autores da pesquisa.

Antes da realização do estudo, a comunidade científica temia que a vacina contra o coronavírus não seria compatível com a terapia anti PD-1. Nesse tipo de tratamento, os receptores de PD-1 são bloqueados na superfície das células de defesa do organismo, atuando de forma semelhante ao imunizante contra a Covid-19 e a proteína spike.

“O risco é real para o câncer de nasofaringe porque, assim como o coronavírus, ele afeta o sistema respiratório”, explica o cientista bioinformático Jian Li.

Embora o câncer de nasofaringe seja raro em países ocidentais, ele afeta mais pessoas em países do sudeste asiático e do sul da China. Cientistas acreditam que o uso frequente de ar-condicionado e fatores nutricionais colaboram para o desencadeamento da doença, mas também há suspeita de que ela esteja ligada a um dos vírus da herpes.

Em Taiwan, por exemplo, o câncer de nasofaringe é uma das principais causas de morte entre homens jovens. O estudo dá esperança que novas terapias sejam produzidas para destruir os tumores no trato respiratório.

Kurts afirma ainda que, por enquanto, não se sabe exatamente por que a resposta ao tratamento do câncer é melhor com a vacina. Ele aponta que mais investigações devem ser feitas para entender os processos biológicos e químicos que causam a reação positiva.

“Nossa hipótese é que a vacinação ativa algumas células imunes que atacam o tumor”, explica a pesquisadora Qi Mei, da Universidade de Shanxi, na China, que também escreveu o artigo.

Um benefício do estudo é que pacientes de vários hospitais diferentes estiveram envolvidos nas análises. Isso aponta uma uniformidade nos resultados positivos. Mesmo assim, os dados foram coletados a partir de apenas um tipo de vacina e um tipo de câncer, de forma que estudos com outras fórmulas e tipos de tumor ainda precisam ser realizados para validar as conclusões.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas