Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Ultraprocessados podem aumentar risco de câncer em até 30%, diz estudo

Pesquisa feita no Reino Unido aponta que consumo exagerado de refeições prontas, refrigerantes e pão branco aumentam o risco de câncer

Apesar de práticos e cada vez mais comuns, os alimentos ultraprocessados podem causar problemas à saúde que vão além de apenas engordar. Cientistas do Imperial College London, no Reino Unido, descobriram que alimentos processados, refeições prontas e pão branco, por exemplo, podem aumentar o risco de desenvolvimento de um câncer em até 30%.

Mesmo que a pessoa tenha o peso ideal para o seu biotipo, o estudo alerta que o hábito alimentar aumenta a chance, por exemplo, de um tumor cerebral. A pesquisa foi publicada na revista eClinicalMedicine, nessa terça (31/1).

Leia também

O estudo comparou as dietas de pessoas de meia idade com os registros de saúde delas. A cada 10% de aumento nas calorias consumidas de alimentos processados, foi detectado um aumento de 2% no risco de desenvolver câncer. As chances de desenvolver câncer de ovário, por exemplo, cresceram 19% com o consumo dos alimentos ultraprocessados.

“O estudo colabora para as crescentes evidências que os alimentos ultraprocessados impactam negativamente a nossa saúde, o que inclui o risco de câncer. Os altos níveis de consumo de adultos e crianças em países ricos têm implicações importantes”, alertam os pesquisadores.

Câncer de intestino

A pesquisa foi feita a partir da descoberta da ligação entre bebidas açucaradas e câncer de intestino. Descobriu-se que o consumo exagerado de refrigerantes, sucos industrializados e bebidas esportivas e energéticas dobra o risco de desenvolver a doença antes dos 50 anos.

Os especialistas acreditam que metade dos casos de tumor no intestino poderiam ser evitados com uma dieta melhor, incluindo a troca da carne vermelha por legumes e grãos.

Um estilo de vida sem excessos e que promova o bom funcionamento do intestino é considerado essencial para diminuir as chances de desenvolvimento do tumor maligno.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas