Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Ufal e universidade alemã vão desenvolver pesquisa climática no Sudão

Projeto coordenado pelo Lapis-Ufal, por meio do professor Humberto Barbosa, fará estudos em regiões de seca extrema

A experiência do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Ufal (Lapis) no monitoramento de secas gerou uma parceria de pesquisa com a University of Cologne, na Alemanha, uma das mais tradicionais universidades europeias.

Será iniciado o projeto de pesquisa Extreme Sudan Climate (XSUDE Proposal), coordenado pelo professor Humberto Barbosa, fundador do Lapis, em parceria com o Geographical Institute e a colaboração de bolsistas de doutorado e pós-doutorado.

Trata-se de um projeto de apoio institucional e capacitação para estudos climáticos extremos, nas regiões áridas e semiáridas do Sudão (Sahel), altamente suscetíveis às secas extremas, em função da mudança climática.

De acordo com Barbosa, o objetivo da proposta é “gerar novos insights científicos relacionados às mudanças projetadas na seca, extraindo informações de dados de satélite globais de última geração, que contribuam para melhorar os sistemas de alerta e medidas de adaptação à mudança climática no Sudão”.

Artigos Relacionados

O projeto acaba de ser aprovado com financiamento europeu, que inclui a organização de eventos, missões e outras atividades de pesquisa. A equipe fará uso de tecnologia de Sensoriamento Remoto/Sistema de Informação Geográfica (GIS), para instalação de sistemas aperfeiçoados de alerta precoce de seca. Uma das ações previstas é a instalação do Sistema EUMETCast, a tecnologia descentralizada para recepção de dados de satélites, usada pelo Lapis, bem como a capacitação de usuários para sua operação.

A plataforma EUMETCast, instalada no Lapis, desde 2017, tem como objetivo fornecer, de forma livre e/ou com baixo custo, uma vasta gama de dados ambientais. Os dados são obtidos e gerados por diversas instituições colaboradoras. O acesso livre às imagens do Meteosat-11 e Sentinel-2B, por exemplo, é parte da proposta do XSUDE.

“Com uma simples antena para receber os sinais dos satélites utilizados para essa plataforma e um microcomputador com software livre, o usuário – desde sua casa, da escola ou de uma empresa - poderá obter as informações ambientais e meteorológicas que desejar”, explica o coordenador.

Mais informações sobre o EUMETCast podem ser encontradas na homepage.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas