Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Teste do Pezinho está disponível nos 102 municípios alagoanos

A Sesau reforçou nesta quarta-feira (7), a importância do teste e informou que ele deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida do bebê

O Teste do Pezinho, exame onde se faz um pequeno furo no pé do recém-nascido para coletar sangue, detecta seis doenças graves e é disponibilizado pelo SUS em todos os municípios de Alagoas. A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) reforçou nesta quarta-feira (7), a importância do teste e informou que ele deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.

Se for diagnosticada alguma das doenças, o tratamento, que é oferecido pelo Serviço Público de Saúde (SUS), deve ser iniciado o quanto antes, para evitar sequelas graves na saúde da criança.

Leia também

O teste é simples e pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em cada município do estado.

Veja quais as doenças detectadas pelo teste

Hipotiroidismo Congênito: pode causar retardo do desenvolvimento físico e mental, atraso do crescimento, icterícia prolongada, letargia, anorexia, hipotermia e atraso na maturação óssea.

Fenilcetonúria: pode causar retardo mental, comportamento agitado, agressivo ou padrão autista e presença de convulsão sem causa definida.

Fibrose Cística: leva a acúmulo de muco denso nos pulmões e afeta a absorção dos alimentos, pode haver retardo no crescimento, dificuldade para ganhar peso, inflamação do pâncreas e infertilidade dos homens na idade adulta.

Hiperplasia Adrenal Congênita: é caracterizada pela manifestação de distúrbios neurológicos e cutâneos, como crises epiléticas, hipotonia, microcefalia, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, alopécia e dermatite eczematóide.

Doença Falciforme: caracteriza-se pela má formação das hemácias, que assumem forma de foices, dificultando o transporte de oxigênio para o sangue.

Deficiência de Biotinidase: nos pacientes com diagnóstico tardio, há frequentemente distúrbios visuais, auditivos, além de atraso no desenvolvimento neuromotor.

Caso uma das seis doenças seja diagnosticada, os pais da criança são convocados para a Casa do Pezinho, em Maceió, onde todas as orientações necessárias são repassadas. Em seguida, o tratamento é iniciado, o que evita complicações e sequelas físicas e mentais no bebê.

"A partir daí será realizada a confirmação diagnóstica e o bebê passa a ser acompanhado pela equipe multidisciplinar, de acordo com as necessidades da patologia rastreada", disse o coordenador do serviço, médico geneticista Reinaldo Luna.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas