Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

SP começa a vacinar hoje idosos de 65 e 66 anos

Imunização ocorre nos postos drive-thru, nas UBS e nos centros-escola

O estado de São Paulo começa nesta quarta-feira (21) a vacinar os idosos de 65 e 66 anos contra a Covid-19. A expectativa é a de imunizar 760 mil pessoas desta faixa etária.

Em algumas unidades da Zona Norte e Sul, idosos esperaram na porta, antes da abertura dos postos.

Apesar de esta quarta ser feriado nacional, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista estarão abertas para imunização contra o coronavírus, assim como os drive-thrus, os postos volantes das farmácias parceiras e os centros-escolas (confira abaixo).

Todas essas unidades, porém, estarão funcionando apenas para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid. A vacinação da segunda dose voltará a ocorrer a partir desta quinta (22) e somente nas UBS do município.

Todas as pessoas que integram os públicos da campanha podem acessar o site Vacina Já para confirmar o pré-cadastro. Essa etapa também pode ser feita pelo aplicativo WhatsApp. Para preencher o formulário, é necessário mandar uma mensagem para o número: (11) 95220-2923.

Outros públicos

Na última segunda (19), o estado começou a vacinar os profissionais de saúde a partir de 47 anos. O próximo grupo a ser imunizado será o de 64 anos, a partir desta sexta-feira (23).

Nesta terça (20), o governo do estado anunciou também para maio a vacinação para motoristas e cobradores de ônibus, pacientes renais, transplantados e pessoas com Síndrome de Down. Na segunda (19), foi divulgada a inclusão de funcionários do Metrô e da CPTM nos grupos que serão imunizados em maio.

Profissionais de saúde gestantes maiores de 18 anos também poderão receber a vacina na capital. As demais gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto/após o retorno ao trabalho) e lactantes que estejam nos grupos prioritários também podem ser imunizadas, desde que apresentem uma recomendação médica (por escrito).

Educação

No caso dos educadores, é obrigatório fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educação.

Os servidores só poderão ser vacinados após o sistema validar o registro e gerar um código, que deverá ser apresentado nas unidades de saúde dos municípios.

Poderão ser vacinados os profissionais com idade mínima de 47 anos:

  • Professores da Educação Básica;
  • Merendeiras;
  • Auxiliares de serviços gerais e faxineiros;
  • Secretários da escola;
  • Diretores e vice-diretores;
  • Professores coordenadores pedagógicos;
  • Cuidadores