Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Saúde recomenda atenção dos municípios ao novo calendário de vacinas

Mudanças atingem o programa de imunização da meningite, pneumonia, poliomielite e HPV

O calendário de vacinação deste ano foi alterado pelo Ministério da Saúde (MS). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recomenda aos municípios que atentem ao reforço das vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e a exclusão da terceira dose da vacina contra o HPV.

A mudança acontece em todo o País e começou já na última segunda-feira (4). A secretária de Estado da Saúde (Sesau), Rozangela Wyszomirska, explica que são comuns essas modificações. "Tudo depende da situação epidemiológica, das indicações e incorporação de novas vacinas. À medida que as pesquisas avançam, o calendário se adapta".

Leia também

Segundo o Ministério da Saúde, uma das principias mudanças é na vacina papiloma vírus humano (HPV). O esquema vacinal passa para duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira dose. Os estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre 9 e 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

O Ministério ainda pontua que, para os bebês, a principal diferença será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia, que a partir de agora será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço, preferencialmente aos 12 meses, mas poderá ser tomado até os 4 anos.

Essa recomendação também foi tomada em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço tem a mesma efetividade do esquema três doses mais um reforço.

Quanto à poliomielite, Wyszomirska ressalta que a dose administrada aos seis meses deixa de ser oral para ser injetável.

"Agora a criança recebe as três primeiras doses do esquema - aos dois,  quatro e seis meses de vida com a vacina inativada de poliomielite, de forma injetável. Já a vacina oral poliomielite continua sendo administrada como reforço aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos", esclareceu.

Ainda de acordo com o MS, também haverá mudança da vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra  meningite, causada pelo meningococo C. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas