Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Santa Casa recebe segunda Recertificação Internacional Qmentum

Com isso, a unidade de saúde se mantém no grupo de hospitais que têm o selo de excelência

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió recebeu, na quarta-feira (7), a placa da segunda Recertificação da Acreditação Qmentum concedida pela Quality Global Alliance (QGA). A solenidade foi realizada na sede da unidade, que fica localizada no Centro de Maceió. A Recertificação foi entregue por Rubens Covello, CEO da QGA, ao provedor da Santa Casa Humberto Gomes de Melo.

Com a segunda Recertificação, a Santa Casa se mantém em grupo um seleto de hospitais do Brasil que têm a certificação de excelência Diamond. Humberto Gomes de Melo, provedor da Santa Casa, disse que a conquista demonstra o reconhecimento do compromisso que a instituição tem com os processos de melhoria e aprimoramento contínuos para garantir a segurança dos pacientes.

No momento, Rubens Covello, CEO da QGA – Quality Global Alliance, disse que a placa não é importante apenas para a Santa Casa, mas para toda a sociedade alagoana, pois o hospital, ao longo dos anos, já tem conhecimento do que deve fazer e como devem ser conduzidos os atendimentos. "Certificação de qualidade de saúde não é meta, é ferramenta”, concluiu.

Em abril, quatro avaliadores executaram a revisão de arquivos e fizeram entrevistas, além de observar e analisar os registros realizados pelas equipes assistenciais e administrativas. Eles também conferiram os métodos que permitem rastrear e avaliar as áreas, e de validação da conformidade com os padrões aplicáveis aos serviços.

Artigos Relacionados

“Muitas situações apontadas em visitas anteriores como fragilidades, avançaram e se tornaram, inclusive, destaques citados na reunião de fechamento da avaliação de recertificação. A transformação digital, os investimentos em novas tecnologias, o comprometimento com o processo de melhoria contínua, os programas de Residência Médica, e a responsabilidade Social e Ambiental estiveram em pauta”, destacou Larissa Andrade, coordenadora do Escritório de Excelência.

Ao todo, 24 processos foram avaliados durante os três dias de visita. Entre eles: Governança; Gestão integrada da Qualidade; Planejamento e design de serviços; Gestão de recursos; Comunicação; Capital humano; Preparação para emergências; Fluxo do Paciente; Tomada de decisão baseada em princípios éticos; Prevenção e controle de infecções; Gestão de medicamentos; Estrutura física; Dispositivos e equipamentos médicos; Cuidado centrado na pessoa; Laboratório de análises clínicas; e Diagnóstico por imagem.

Também foram observados os serviços de transfusão; reprocessamento; emergência; internação; cuidados intensivos; perioperatórios e procedimentos invasivos; oncológicos; e os serviços ambulatoriais.

*com informações da assessoria.