Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Santa Casa de Maceió reforça time do Serviço de Ortopedia e Traumatologia

Hospital conta com profissional especializado em crianças de 0 a 14 anos

Com um grupo de especialidades definidas em pé, joelho, quadril, mão, coluna, ombro e oncologia ortopédica, em 2021, a Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Maceió completou o Serviço com a entrada da ortopedia pediátrica. A instituição tem investido nessa estruturação desde 2009.

"Agora temos referência para os atendimentos de crianças de 0 a 14 anos. Todo o trauma pediátrico que chega ao hospital ficou sob a responsabilidade desse novo profissional especializado, que também vai atender patologias congênitas e do desenvolvimento”, disse o coordenador geral do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Antônio Alício Moreira de Oliveira Junior.

Leia também

A equipe do hospital é formada pelos especialistas Hilton Barros e Bruno Liberato (Quadril), Rogério Nascimento, Hed Wagner Mauro, Alisson Farias e Bruno Houly (Joelho), Antônio Alício e Francisco Honório (Pé), Renato Pedrosa (Oncologia ortopédica), Raimundo Araújo (Mão), Hélio Ribeiro, Humberto Barros e Felipe Porciúncula (Ombro), Jon Mark Xavier, Rodrigo Antônio e Rodrigo Maia (Coluna), e, agora, Daniel Menezes (Ortopedia pediátrica). O time também atua na retaguarda da emergência para patologias especificas, garantindo que cada fratura seja avaliada por um especialista área.


Para 2022, o Serviço planeja o ingresso de novos profissionais especializados em áreas como cirurgia da mão e do pé. “Esse crescimento nos dará mais expansão, aumentando a capacidade de atender mais pacientes e com celeridade. Aliás, rapidez é uma das características do hospital. As pessoas têm grande dificuldade para marcar uma consulta com ortopedista na capital, mas, aqui, temos uma agenda sempre aberta e espaço para trabalhar com o tempo mais exíguo entre a marcação e o atendimento”, destacou o especialista em pé e tornozelo.

Durante a pandemia da covid-19, um dos maiores desafios foi manter o atendimento da ortopedia isolado do atendimento clínico comum. Atualmente, a Ortopedia da Santa Casa de Maceió funciona 24 horas, de forma desvinculada, em um prédio em frente à Unidade de Pronto Atendimento do hospital (antiga Emergência 24 Horas).

“Outro desafio para o próximo ano é crescer com a formação de núcleos, principalmente nas áreas de cirurgia do joelho, cirurgias do pé e tornozelo, e cirurgia do quadril. Esses núcleos devem avançar para ambulatórios especializados com a tendência do crescimento também de atendimentos de emergência”, finalizou Antônio Alício.

RESIDÊNCIA – Credenciada junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia, a residência médica da instituição envia, todos os anos, os residentes para a prova de título. A cada cinco anos, o Ministério da Educação (MEC) renova o credenciamento do programa. “É um orgulho para Alagoas, que, em seus quase 12 anos de funcionamento, nossa residência já tenha entregue mais de 20 especialistas de alto nível à sociedade”, disse o supervisor do Programa de Residência, Hélio Ribeiro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas