Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Santa Casa de Maceió opera três pacientes com robô cirúrgico

Após os procedimentos cirúrgicos, as pessoas tiveram alta dentro do programado

Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, comandado pelos cirurgiões da Santa Casa de Maceió, Gustavo Mendonça e Mauro Barros, o robô Da Vinci atuou nos primeiros procedimentos do Programa de Cirurgia Robótica do hospital. Foram realizadas duas prostectomias radicais e uma nefrectomia radical.

O Da Vinci é o primeiro robô cirúrgico de Alagoas e chegou à sede do complexo hospitalar na segunda-feira (13), com objetivo de ampliar o parque tecnológico do hospital. Inclusive, em 2022, a instituição adquiriu o PET-CT - máquina de última geração que realiza exames de diagnóstico por imagem na detecção de cânceres, além de uma nova ressonância magnética.

"Controlado pelo cirurgião, que opera a partir de um console, o equipamento é um sistema cirúrgico completo. Um monitor exibe para o especialista a cavidade a ser operada, com imagens em 3D ampliadas em até 15 vezes, com alta definição. Do console, o médico executa os movimentos cirúrgicos replicados e aperfeiçoados pelos quatro braços do robô", informou o hospital.

Artigos Relacionados

Após os procedimentos cirúrgicos, os pacientes tiveram alta dentro do programado. O hospital já realiza o agendamento de novas cirurgias para o mês de março.

“A chegada do robô cirúrgico se consagra como um marco histórico para a medicina alagoana e para a Santa Casa de Maceió. Na quarta-feira (15), iniciamos o Programa de Cirurgia Robótica em Alagoas e conseguimos executar procedimentos de urologia. O programa já nasce com o pé direito, sem intercorrências, muito disso fruto de uma equipe que já vinha treinada, que já tinha expertise em realizar esse tipo de cirurgia”, disse o cirurgião Gustavo Mendonça.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas