Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Relatório da Sesau aponta aumento de 79% nos casos de dengue em AL

Ao todo, foram notificados 29,5 mil casos suspeitos da doença em 2015; secretaria registrou, ainda, 49 casos suspeitos de chikungunya, e 32 de zika

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou, nesta quarta-feira (23), um novo boletim epidemiológico sobre a incidência de casos, em Alagoas, de dengue, febre chikungunya e zika vírus em todo o estado. Conforme o boletim, foram notificados 29.517 casos suspeitos de dengue, entre janeiro e o último dia 21 21, representando um aumento de 79,5% em comparação com o mesmo período de 2014. 

E o levantamento também confirma a presença chikungunya em Alagoas desde outubro. Foram registrados 49 casos suspeitos da doença em quatro municípios, sendo um paciente de Arapiraca, dois de Maceió, três de Batalha e 43 da cidade de Major Izidoro. O documento ressalta que as amostras de casos de febre chikungunya - oriundas, até agora, de 22 municípios - já foram encaminhadas para exames específicos. 

Leia também

Zika

Já com relação ao zika, a Sesau informou que o vírus foi isolado em amostras de 32 pacientes (de idades e gêneros variados), moradores de 12 municípios, sendo 3 de Arapiraca; 1 de Cacimbinhas; 1 de Colônia Leopoldina; 2 de Delmiro Gouveia; 13 de Maceió; 1 de Maribondo; 3 de Mata Grande; 2 de Matriz de Camaragibe; 1 de Murici; 1 de Palmeira dos Índios; 1 de Santana do Ipanema; e 3 de São Miguel dos Campos.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, ressalta que foram instaladas 11 unidades-sentinela, na capital e no interior, com intuito de monitorar as coletas e o envio semanal de cada material para o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Segundo ele, outra ação de destaque foi a capacitação, pelo Ministério da Saúde, do Laboratório Central de Alagoas (Lacen) para a realização do diagnóstico de zika.

As análises serão realizadas a partir de fevereiro de 2016. Ainda de acordo com Cleide Moreira, tal procedimento será de fundamental importância para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. 

"É importante ressaltar que, além da dengue, o mesmo mosquito também é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. É por isso que os criatórios do mosquito precisam ser destruídos", alertou, acrescentando que uma das medidas é evitar a água parada, utilizada pelos mosquitos na reprodução. "Evitar o acúmulo de garrafas vazias e pneus também são providências simples que podem garantir a segurança e bem-estar de todos", reforçou.

"A gestão estadual conta com o trabalho de monitoramento permanente dos supervisores de endemias nos municípios alagoanos, mas precisamos do apoio de todos. O combate ao mosquito da dengue é um ato de cidadania que deve ser adotado por toda a população".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas