Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Postos da capital fazem dois exames para diagnóstico de tuberculose

Pelo menos quatro unidades do Município realizam os procedimentos

Está disponível, em três unidades de saúde da capital, o teste tuberculínico ou exame do PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês) para pessoas que estiveram em contato direto com pacientes infectados pela tuberculose para descobrir se possuem a bactéria no organismo, mesmo que não apresentem sintomas da doença, evitando o seu desenvolvimento ou transmissão. As unidades são: II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, o PAM Dique Estrada e a Unidade João Paulo II. A informação é da coordenadora do Programa da Tuberculose ligado à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tatiana Almeida.

Em junho de 2014, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) encaminhou às coordenações dos programas estaduais e municipais de tuberculose um ofício circular comunicando a dificuldade de aquisição do teste PPD pelo Ministério da Saúde. A razão apresentada foi a suspensão da produção do PPD em nível mundial por dois laboratórios e sem previsão para normalização do abastecimento.

O Ministério da Saúde assegurou que o país não ficaria sem o exame, mas estabeleceu um parâmetro para a realização do exame do PPD: menores de 10 anos de idade para concluir o diagnóstico da tuberculose, menores de 15 anos de idade em contato de pacientes com tuberculose e pacientes com coinfecção de tuberculose/HIV.

O teste PPD também é feito no PAM Salgadinho, no Poço, com exclusividade para os pacientes do Bloco I que fazem tratamento da AIDS ou que são portadores do vírus HIV. "É claro que em alguns casos é preciso avaliar cuidadosamente a situação para ver a necessidade do exame. Pacientes em terapia imunossupressora devem fazer o PPD", destaca a coordenadora do Programa da Tuberculose em Maceió, Tatiana Almeida.

A coordenadora lembra que em todas as unidades básicas da capital também está disponível o teste rápido do escarro para o diagnóstico da tuberculose. "É feita a coleta do escarro em pessoas com suspeita da doença. No final do dia um motoboy recolhe as coletas e leva para o laboratório (no II Centro de Saúde) onde é feito o exame da baciloscopia do escarro", explica Tatiana, acrescentando que o resultado pode sair num prazo de dois a três dias.

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. A amostra de escarro é obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea).

O exame de baciloscopia de escarro é solicitado aos pacientes que apresentam: tosse por duas a três semanas (sintomático respiratório), suspeita clínica e/ou radiológica de tuberculose pulmonar, independentemente do tempo de tosse, suspeita clínica de tuberculose em sítios extrapulmonares (materiais biológicos diversos).

Tags