Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Plataforma vai mapear UTIs e respiradores disponíveis no país

Objetivo é elevar a eficácia no uso dos equipamentos durante a pandemia do coronavírus

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) informou que vai liberar para o Ministério da Saúde uma plataforma desenvolvida com a ajuda da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para o mapeamento de unidades de terapia intensiva (UTIs) disponíveis para tratar pacientes contaminados pelo novo coronavírus (covid-19).

Segundo a ABDI, a ferramenta vai possibilitar também a localização dos cerca de 65 mil ventiladores pulmonares existentes no país, tanto no sistema de saúde público como no privado.

Leia também

O Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que tem recebido "dezenas de soluções tecnológicas" para o monitoramento e enfrentamento da pandemia, e que todas as sugestões "estão sendo consideradas pelas equipes técnicas e, em tempo oportuno, as que forem viáveis poderão ser utilizadas pela pasta".

A plataforma de business intelligence com inteligência artificial desenvolvida pelas duas agências conseguem também dados de quais equipamentos precisam de manutenção. Segundo a ABDI, a plataforma ajudará o governo a decidir para onde enviar os novos ventiladores encomendados e fabricados para combater a pandemia.

Por meio de nota, o cientista de dados da ABDI, responsável pela elaboração da ferramenta, Michel Ângelo Constantino, explicou que a vantagem da plataforma é prover o governo das "informações necessárias para tomar decisões rápidas e fazer a gestão equilibrada tanto das UTIs quanto do uso dos ventiladores".

A plataforma será atualizada diariamente pelas agências e a gestão ficará a cargo do Ministério da Saúde.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas