Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Pessoas com doenças crônicas devem redobrar cuidados com a saúde bucal

Uso frequente de medicamentos, alterações no paladar e produção de saliva pedem atenção especial dos pacientes, exigindo check-up periódico

Cuidar da saúde da boca é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo e da mente. A higiene bucal diária é fundamental para manter os dentes e gengivas saudáveis. Mas, o que muitos ainda desconhecem, é que existem alguns fatores que podem favorecer o aparecimento de doenças, como gengivite e periodontite. Neste caso, todo cuidado é pouco para evitar complicações à saúde.

No Dia do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal, datas comemorativas importantes que são celebradas nesta segunda-feira (25), o cirurgião-dentista do Sistema Hapvida Maceió, Cristiano Domingos, faz uma alerta: é preciso ter atenção redobrada com a saúde bucal dos pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.

Leia também

IBGE: doenças crônicas afetam 52% dos brasileiros

Conhecidas também como “doenças de longa duração”, as doenças crônicas geralmente acompanham o indivíduo durante toda a vida. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 52% das pessoas possuem algum tipo de doença crônica no país.

Domingos explica que esses pacientes necessitam visitar o dentista com regularidade. É que o uso frequente de medicações pode gerar quadros de hipossalivação, quando ocorre a redução do fluxo salivar, e, em alguns casos, até alterações no paladar. Úlceras, inflamações na língua, sensação de gosto metálico ou ressecamento na boca e crescimento gengival também são sintomas relatados.

“Pessoas com diabetes, por exemplo, devem estar com a doença controlada, pois o descontrole da glicemia favorece o desenvolvimento de focos de infecção na boca”, complementa.

Tratamento adequado e seguro

Para garantir um tratamento dentário adequado e seguro, o cirurgião-dentista do Sistema Hapvida Maceió afirma que é imprescindível estabelecer uma relação de confiança entre o profissional e o paciente.

“É aconselhável conversar com o dentista e avisar sobre doenças pré-existentes e sobre seu estado geral de saúde. Em alguns casos, além da anamnese, também se faz necessário solicitar exames complementares, especialmente em procedimentos odontológicos que envolvam cirurgias e raspagens profundas”, destaca.

Para o profissional, a garantia do bem-estar passa, obrigatoriamente, pela prevenção.

“A regra de ouro é manter uma higiene oral impecável todos os dias, o que inclui escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental e realizar a limpeza da língua. Além disso, também é preciso ficar atento aos sinais que podem indicar a presença de doenças, como gengiva avermelhada, inchada ou dolorida, perda ou quebra de dentes e aftas que não cicatrizam”, finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas