Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Pela primeira vez, OMS autoriza vacinação contra malária em crianças

Fórmula da GSK está sendo testada em três países africanos e mostrou bons resultados, de acordo com a entidade internacional

Nesta quarta-feira (6/10), a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu recomendar a vacinação de crianças contra a malária. A autorização vale para áreas com altas taxas de transmissão da doença, principalmente a África Subsaariana.

A decisão foi tomada após a publicação dos resultados de um estudo conduzido em Gana, Quênia e Malaui, com 800 mil crianças, desde 2019. Até o momento, mais de 2 milhões de doses da vacina contra a malária foram aplicadas. O programa terá continuidade, e a previsão é que sejam administradas 10 milhões de unidades do imunizante.

Leia também

São quatro doses que podem ser inoculadas em crianças a partir dos 5 meses de idade. A ideia é prevenir e diminuir a quantidade de hospitalizações e óbitos por conta da doença.

O imunizante foi desenvolvido pela farmacêutica GSK, em parceria com entidades africanas. Os pesquisadores demoraram 30 anos para apresentarem resultados suficientemente satisfatórios. Segundo a OMS, houve redução de 30% nos casos graves e mortais da malária.

“Este é um momento histórico. A tão aguardada vacina contra a malária para crianças é um avanço para a ciência, para a saúde infantil e para o controle da malária”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em comunicado à imprensa. O representante da entidade acredita que dezenas de milhares de vidas serão salvas por ano, mas pede que o uso de mosquiteiros e inseticidas seja mantido.

“Por séculos, a malária tem perseguido a África Subsaariana e causado imenso sofrimento pessoal. Temos esperado, por muito tempo, por uma vacina eficaz contra a malária e agora, pela primeira vez, temos o imunizante indicado para uso geral. A recomendação de hoje oferece esperança para o continente que carrega o maior fardo da doença, e esperamos que muitas crianças africanas sejam protegidas da malária e cresçam para se tornar adultos saudáveis”, afirma Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas