Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Pandemia diminuiu registros de novos casos de HIV/AIDS no Helvio Auto

Diminuição foi de 17,2% em comparação ao ano de 2019

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto divulgou na manhã desta segunda-feira (30), que houve uma diminuição nos registros de novos casos de HIV/AIDS, em decorrência da pandemia de Covid-19. Para o hospital, isso pode ser explicado pelo próprio isolamento social, dificuldade de locomoção com a proibição de viagens intermunicipais e mudanças na forma das pessoas se relacionarem com a ascensão do "novo normal".

De janeiro a novembro de 2019 o Hospital Helvio Auto registrou 363 novos casos de HIV/AIDS, já em 2020, no mesmo período o número de novos casos foi de 310, englobando adultos, crianças, transmissões verticais (em que a mãe transmite para o bebê) e gestantes, o que representa uma diminuição de 17,2%.

Leia também

"No geral houve uma diminuição nos diagnósticos novos, ainda não sabemos se isso significa uma retração no número de infecções ou se é reflexo da baixa procura para testagem num momento de isolamento social, o que é o mais provável", explicou o infectologista Fernando Maia.

Nos meses do pico da pandemia, até o Serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) também foi menos procurado. De março a julho de 2020 houve uma queda de quase 20% na procura em comparação aos mesmos meses do ano anterior. A PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.

Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio. Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, este ano, o Serviço de Assistência Especializada (SAE), do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), não oferecerá testes abertos à população no dia 1º de dezembro, para evitar aglomeração, embora os testes possam ser realizados normalmente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do hospital, as terças e quintas, seguindo os protocolos de segurança e distanciamento impostos pelas autoridades de Saúde.

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS será marcado por ações educativas e distribuição de preservativos e folhetos explicativos para usuários e servidores do Hospital Escola Dr. Helvio Auto.

Adequações causadas pela pandemia

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, ambulatório responsável pelo tratamento e acompanhamento dos pacientes com HIV/AIDS e outras doenças infectocontagiosas, trabalhou de forma diferente para evitar o abandono ao tratamento.

Os pacientes que tinham quadros de saúde estáveis puderam retirar a medicação para 3 meses de uso numa só consulta, para não necessitar se expor e correr o risco de se infectar com o coronavírus ao sair de casa, uma vez que os pacientes com HIV/AIDS estão no grupo de risco. Os demais pacientes compareceram nas datas agendadas ou vinham ao Pronto Atendimento do HEHA para tratar as intercorrências mais comuns.

Durante o período mais difícil da pandemia, alguns pacientes só descobriram que tinham AIDS quando procuraram atendimento por estarem com  Covid-19 e foram transferidos para o HEHA, onde a equipe fez o diagnóstico diferencial para identificar a patologia, o que reforça a necessidade e a importância da testagem como rotina.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas