Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Obesidade: OMS estuda incluir Saxenda na lista de remédios essenciais

A proposta para a inclusão dos remédios foi feita por três médicos e um pesquisador dos Estados Unidos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera incluir, pela primeira vez, remédios desenvolvidos para combater a obesidade à sua lista de medicamentos essenciais, segundo informações da agência Reuters.

Conselheiros da entidade avaliarão, no próximo mês, os pedidos para a incorporação de novos medicamentos à lista internacional, cuja divulgação está prevista para ocorrer em setembro.

Leia também

O documento é usado por países de baixa e média renda como um guia na tomada de decisões de saúde pública, como, por exemplo, a aquisição de medicamentos.

Genéricos

A proposta para a inclusão dos remédios foi feita por três médicos e um pesquisador dos Estados Unidos. A indicação inclui o ingrediente ativo liraglutida, presente no Saxenda, terapia para obesidade da farmacêutica Novo Nordisk. O fármaco perderá a patente em breve, o que facilitará a fabricação de versões genéricas e mais baratas.

Especialistas avaliam que o sinal verde poderia abrir caminho para a inclusão de medicamentos mais modernos, como o Wegovy, uma versão do Ozempic com indicação para obesidade.

A obesidade e o sobrepeso são definidos como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que apresenta risco à saúde. Estima-se que mais de 650 milhões de adultos em todo o mundo são obesos e outras 1,3 bilhão estão acima do peso. Sete em cada dez pessoas desses grupo (70%) vivem em países de baixa e média renda. (Com informações da agência Reuters)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas