Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Nutricionista dá dicas de como evitar picos de açúcar no sangue

Negligenciar o controle do açúcar no dia a dia pode aumentar o risco de doenças como a diabetes tipo 1.

A condição ocorre quando o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina, o que faz com que o indivíduo tenha picos de açúcar no sangue que não serão convertidos em energia para o corpo.

“O problema em si não é a insuficiência da insulina. Ela está lá. Mas as células estão resistentes ao hormônio e o açúcar vai continuar no sangue causando inflamações”, afirma a nutricionista Talyta Machado, de Brasília.

O alto índice de açúcar no sangue pode aumentar o risco de doenças cardíacas, renais e oculares. Contudo, controlar o pico de glicose no organismo é simples, e exige apenas pequenos ajustes na rotina. Confira:

  1. Não pule refeições

Para controlar os níveis de açúcar no sangue é importante consumir as três refeições principais do dia e garantir que elas contenham todos os nutrientes essenciais para o corpo. Ficar sem comer pode dificultar a tentativa do organismo de estabilizar o índice de glicose.

Talyta aponta ainda que passar várias horas em jejum pode levar a pessoa a beliscar alimentos rápidos e não saudáveis. “E pode ser que, na hora de comer, o indivíduo tente compensar o tempo que ficou em jejum, exagerando e causando o pico de açúcar no sangue”, diz.

  1. Tenha lanches à disposição

Um lanche entre as refeições evita que o índice de glicose diminua de forma abrupta e depois aumente de uma vez quando a pessoa voltar a comer. A refeição contribui para a estabilidade de açúcar entre, por exemplo, o almoço e o jantar.

Porém, Talyta pondera que de nada adianta fazer refeições nutritivas e ter comer um salgadinho como lanche. “O ideal é fazer um lanche que seja substancioso, como frutas com iogurte, castanhas e sementes”, afirma.

3. Se exercite

O exercício físico regular tem inúmeros benefícios para a saúde, e um deles é aumentar a sensibilidade à insulina, o que ajuda o organismo a processar gorduras e proteínas, estimulando o metabolismo.

Para evitar tonturas e desmaios durante os exercícios é imprescindível ter fibras, proteínas e carboidratos nas refeições que antecedem a prática. Os nutrientes ajudam a construir massa magra e, aliados ao treino, estabilizam o índice de glicose no sangue.

4. Tenha uma boa noite de sono

Ao dormir mal, os níveis de açúcar no sangue ficam desestabilizados, pois ocorre maior liberação de cortisol, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina para equilibrar os níveis do hormônio do estresse.

Segundo o Instituto do Sono, a alteração dos hormônios faz com que o organismo entre em um estado semelhante ao de resistência à insulina, o que muitas vezes desencadeia um quadro pré-diabético.

5. Mantenha-se hidratado

Beber água vai além de evitar a desidratação: é uma forma de eliminar o excesso de açúcar pela urina, o que controla e evita a concentração de glicose na corrente sanguínea. Portanto, tenha sempre uma garrafa d’água à disposição para hidratar-se de forma adequada.

“Para saber o quanto de água a pessoa deve tomar, basta multiplicar seu peso em quilogramas por 35 ml de água. Uma boa forma de verificar o nível de hidratação é observar a coloração da urina, que deve estar entre amarelo-claro e transparente”, diz Talyta.