Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Nutricionista dá dicas de como evitar picos de açúcar no sangue

Negligenciar o controle do açúcar no dia a dia pode aumentar o risco de doenças como a diabetes tipo 1.

A condição ocorre quando o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina, o que faz com que o indivíduo tenha picos de açúcar no sangue que não serão convertidos em energia para o corpo.

“O problema em si não é a insuficiência da insulina. Ela está lá. Mas as células estão resistentes ao hormônio e o açúcar vai continuar no sangue causando inflamações”, afirma a nutricionista Talyta Machado, de Brasília.

Leia também

O alto índice de açúcar no sangue pode aumentar o risco de doenças cardíacas, renais e oculares. Contudo, controlar o pico de glicose no organismo é simples, e exige apenas pequenos ajustes na rotina. Confira:

  1. Não pule refeições

Para controlar os níveis de açúcar no sangue é importante consumir as três refeições principais do dia e garantir que elas contenham todos os nutrientes essenciais para o corpo. Ficar sem comer pode dificultar a tentativa do organismo de estabilizar o índice de glicose.

Talyta aponta ainda que passar várias horas em jejum pode levar a pessoa a beliscar alimentos rápidos e não saudáveis. “E pode ser que, na hora de comer, o indivíduo tente compensar o tempo que ficou em jejum, exagerando e causando o pico de açúcar no sangue”, diz.

  1. Tenha lanches à disposição

Um lanche entre as refeições evita que o índice de glicose diminua de forma abrupta e depois aumente de uma vez quando a pessoa voltar a comer. A refeição contribui para a estabilidade de açúcar entre, por exemplo, o almoço e o jantar.

Porém, Talyta pondera que de nada adianta fazer refeições nutritivas e ter comer um salgadinho como lanche. “O ideal é fazer um lanche que seja substancioso, como frutas com iogurte, castanhas e sementes”, afirma.

3. Se exercite

O exercício físico regular tem inúmeros benefícios para a saúde, e um deles é aumentar a sensibilidade à insulina, o que ajuda o organismo a processar gorduras e proteínas, estimulando o metabolismo.

Para evitar tonturas e desmaios durante os exercícios é imprescindível ter fibras, proteínas e carboidratos nas refeições que antecedem a prática. Os nutrientes ajudam a construir massa magra e, aliados ao treino, estabilizam o índice de glicose no sangue.

4. Tenha uma boa noite de sono

Ao dormir mal, os níveis de açúcar no sangue ficam desestabilizados, pois ocorre maior liberação de cortisol, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina para equilibrar os níveis do hormônio do estresse.

Segundo o Instituto do Sono, a alteração dos hormônios faz com que o organismo entre em um estado semelhante ao de resistência à insulina, o que muitas vezes desencadeia um quadro pré-diabético.

5. Mantenha-se hidratado

Beber água vai além de evitar a desidratação: é uma forma de eliminar o excesso de açúcar pela urina, o que controla e evita a concentração de glicose na corrente sanguínea. Portanto, tenha sempre uma garrafa d’água à disposição para hidratar-se de forma adequada.

“Para saber o quanto de água a pessoa deve tomar, basta multiplicar seu peso em quilogramas por 35 ml de água. Uma boa forma de verificar o nível de hidratação é observar a coloração da urina, que deve estar entre amarelo-claro e transparente”, diz Talyta.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas