Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Ministério da Saúde francês diz que 5 infectados com zika entraram no país

Pasta assegurou que não há risco de contágio na França no momento. OMS alertou que casos podem chegar a 4 milhões nas Américas

O Ministério da Saúde da França informou em comunicado emitido nesta quinta-feira (28) que cinco pessoas contaminadas pelo zika vírus entraram no país desde o começo deste ano, mas ressaltou que nenhuma delas apresenta a forma grave da infecção.

O ministério disse também que atualmente não há risco de contágio na França metropolitana já que o período de atividade do mosquito Aedes aegypti vai de maio a novembro no hemisfério norte.

Leia também

Horas antes, a ministra Marisol Touraine recomendou às mulheres grávidas que adiem as viagens que tivessem para departamentos franceses do Caribe pelo risco representado pelo zika. Há risco de contaminação na Guiana e na Martinica, em estado epidêmico, e em Guadalupe, onde um caso foi confirmado.

Marisol destacou sua preocupação pela epidemia e sua determinação para fazer frente às consequências do vírus a levou a lançar desde dezembro uma campanha de informação e de conscientização das pessoas da área de saúde. Veja um mapa dos países com casos de zika no mundo

Casos podem chegar a 4 milhões nas Américas

Nesta quinta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a criação de um Comitê de Emergência para orientar sobre formas de lidar com o zika vírus, que já atinge 23 países. Para a diretora-geral da organização, a doença "se propaga de maneira explosiva". O número de casos, estima a organização, pode chegar a 4 milhões nas Américas.

"O vírus foi detectado ano passado na região das Américas, onde se propaga de maneira explosiva", afirmou Margaret Chan durante uma reunião para os Estados-membros da organização em Genebra, na Suíça, de acordo com a agência France Presse.

A instituição teme o registro de 3 a 4 milhões de casos da doença apenas nas Américas. Destes, 1,5 milhão deve ocorrer no Brasil.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas