Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Ministério da Saúde confirma distribuição de mais 1,1 milhão de doses

Imunizantes devem ser usados como primeira dose em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas

Em meio a pressão sobre o ministro Marcelo Queiroga, que depôs esta semana na CPI da Covid-19, o Ministério da Saúde informou, neste domingo (9) que distribuirá a partir desta segunda-feira (10), 1,1 milhão de doses de vacina contra a doença desenvolvida pela farmacêutica Pfizer.

As doses fazem parte de um contrato que prevê, ao todo, 100 milhões de imunizantes. Cerca de 500 mil doses começaram a ser distribuídas na semana passada.

Leia também

Em nota, o ministério informou que as doses a serem distribuídas a partir desta segunda-feira devem ser destinadas para a aplicação da primeira dose em:

pessoas com comorbidades;

gestantes;

puérperas;

pessoas com deficiência permanente.

Ainda de acordo com o ministério, todos os estados e o Distrito Federal receberão as doses de maneira "proporcional e igualitária".

As doses, explicou o governo, estão armazenadas no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), a uma temperatura de -90°C a -60°C. Quando forem enviadas aos estados, serão transportadas a -20°C e, nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de 2°C a 8°C, precisam ser aplicadas em até cinco dias.

"Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra", informou o ministério.

Mais 100 milhões de doses

Na semana passada, o Ministério da Saúde liberou R$ 6,6 bilhões para a compra de mais 100 milhões de doses da Pfizer.

Ao prestar depoimento à CPI da Covid, na última quinta-feira (6), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o novo contrato com a Pfizer. Na ocasião, também disse que a campanha de vacinação é fundamental para controlar a pandemia.

Integrantes da CPI têm cobrado o governo pelo atraso na aquisição de vacinas. Uma das linhas de investigação é justamente apurar se houve negligência por parte do governo Jair Bolsonaro na compra de imunizantes para a população.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas