Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Maternidade Santa Mônica inicia transferência de gestantes

Com a reforma concluída e entregue no último dia 18, elas foram encaminhadas para o prédio sede, que fica no bairro do Poço

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) iniciou neste sábado (26) a transferência das pacientes internas no Hospital do Açúcar. Com a reforma concluída e entregue no último dia 18, elas foram encaminhadas para o prédio sede, que fica no bairro do Poço.

Para a mudança, a maternidade montou uma logística com profissionais administrativos e de saúde, que se dividiram entre a base de saída e a recepção das na MESM. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também foi acionado para a transferência das mulheres internas.

Além das pacientes, também serão transferidos todos os equipamentos utilizados nesse período em que a maternidade funcionou no Hospital do Açúcar.

Já neste domingo (27) acontece a transferência dos bebês internos na UTI, que estava em funcionamento no Hospital Geral do Estado (HGE). A equipe será integrada pelo Samu Neonatal para garantir maior segurança, em virtude do quadro de saúde dos recém-nascidos.

Com as transferências, a Santa Mônica começa a funcionar exclusivamente na sede a partir de segunda ? a forma de acesso das pacientes será através do Complexo Regulador Assistencial (Cora).

O primeiro atendimento deve ser feito pela maternidade de risco habitual (Hospital Santo Antônio, Maternidade Nossa Senhora Fátima, Nossa Senhora da Guia e Hospital do Açúcar) e apenas as gestantes classificadas como de alto risco serão encaminhadas à Santa Mônica ou Hospital Universitário, de acordo com a disponibilidade de leitos.

Reforma

A reforma da Maternidade Escola Santa Mônica foi entregue no último dia 18, após a unidade ficar dez meses fechada. Além das adequações, o local também passou por uma ampliação, aumentando de 26 para 52 os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Além disso, agora são 48 vagas pra gestantes, dez vagas para o Método Canguru e mais seis leitos pré-parto.

A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro, mas, antes do início da solenidade, parte da estrutura montada desabou. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido.

Tags