Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Janssen diz que órgão dos EUA autorizou ampliação do prazo de validade da vacina

Medida deve ter impacto direto na gestão de três milhões de doses da Janssen que são aguardadas pelo Ministério da Saúde

A Janssen anunciou nesta quinta-feira (10) que a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos autorizou a ampliação do prazo de validade das vacinas contra a Covid-19 de três meses para quatro meses e meio.

Segundo a empresa, a decisão da Food and Drug Administration (FDA) foi baseada em estudos que avaliaram a estabilidade do imunizante. Os dados demonstraram que a vacina permanece estável por 4,5 meses quando refrigerada entre 2ºC e 8ºC.

Leia também

A Janssen afirmou que as datas de validade dos imunizantes já produzidos serão atualizadas.

A medida deve ter impacto direto na gestão de três milhões de doses da Janssen que são aguardadas pelo Ministério da Saúde. Este lote tinha prazo de validade previsto para expirar em 27 de junho.

A data de 27 de junho foi apontada antes da decisão da FDA anunciada nesta quinta-feira. O Ministério da Saúde não se pronunciou, até a mais recente atualização desta reportagem, se a medida interfere nas exportações e logística de distribuição das doses.

Na quarta-feira (10), o Ministério da Saúde informou que ainda não há data prevista para o envio das doses dos Estados Unidos. A pasta afirmou que não foi acordado uma data exata entre o governo e a Janssen durante a negociação que antecipou as as doses para junho - mesmo diante de um prazo de validade próximo.

Segundo a assessoria do ministério, a data é incerta porque a farmacêutica depende de autorização da agência americana reguladora de medicamentos, a FDA, para exportar as doses.

Ainda na quarta, o G1 entrou em contato com a Janssen para saber sobre o status da autorização no FDA e qual a previsão de chegada do lote chegará ao país. A farmacêutica não informou uma data e não se pronunciou sobre o pedido de exportação feito à agência reguladora americana.

"Seguimos dialogando com o Ministério da Saúde com o objetivo de disponibilizar a vacina no país o quanto antes. Compartilharemos novas informações assim que houver atualizações", respondeu a Janssen em nota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas